SóProvas


ID
1018609
Banca
TJ-RS
Órgão
TJ-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em sua última edição de 2011, a Revista Veja divulgou uma lista com 50 personalidades que marcaram o Brasil. Quem foi apontado por Ronaldo Vainfas, como um grande historiador brasileiro – autor do livro “Raízes do Brasil” (1936), uma crítica à herança ibérica na formação da cultura nacional?

Alternativas
Comentários
  • “Raízes do Brasil” (1936),uma das obras fundadoras da historiografia e das ciências sociais modernas no Brasil. Sérgio Buarque de Holanda elabora categorias centrais para o entendimento da especificidade histórica brasileira, como a do homem cordial, incapaz de agir de acordo com a letra da lei, o que explicaria a frouxidão das instituições e da organização social do país. 

    fonte: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/344093/raizes-do-brasil

  • Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) foi historiador brasileiro. Autor do clássico "Raízes do Brasil". Foi também crítico literário, jornalista e professor.

    Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) nasceu em São Paulo, no dia 11 de julho de 1902. Filho de Cristóvão Buarque de Holanda e Heloísa Gonçalves Moreira Buarque de Holanda. Foi aluno da Escola Caetano de Campos, do Ginásio São Bento e da Faculdade de Direito da Universidade do Rio de janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Rio de Janeiro.


  • Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos.