-
A Entomologia Urbana concentra, principalmente, as controvérsias relacionadas a cupins, baratas e outros grupos de insetos que ocorrem em ambientes criados pelo ser humano. Ações públicas ou particulares por incômodos e prejuízos, envolvendo insetos como moscas provenientes de currais e outros locais de criação de animais domésticos, são alvos desta parte da Entomologia Forense.
Na área da Entomologia de Produtos Armazenados e Alimentos, as disputas ocorrem por infestação de artrópodes ou partes destes em alimentos e outros produtos armazenados. Restos de insetos em cereais matinais, lagartas em vegetais enlatados e larvas de mosca em sanduíches são exemplos de casos comuns na área de produtos armazenados. Ocasionalmente, consumidores tentam fraudar restaurantes e empresas “plantando” insetos ou partes de insetos em produtos adquiridos previamente. A resolução destes casos requer parecer do entomologista forense.
A Entomologia Médico-Legal ou Médico-Forense é mais comumente conhecida como Entomologia Médico-Criminal devido à ênfase que é dada à utilidade dos artrópodes na solução de crimes que freqüentemente envolvem violência. Aborda elementos que envolvem morte de humanos, como os processos de decomposição dos cadáveres, busca de evidências a serem utilizadas durante julgamento de suspeitos e para dirimir dúvidas. Pode também ser empregada na resolução de casos de morte de não-humanos como gado e espécies protegidas.
-
Entomologia é
a parte da ciência que estuda os insetos. A Entomologia Forense é a Ciência que
uso dos conhecimentos sobre insetos para procedimentos legais relacionados a
área criminal. Essa ciência é dividida em três categorias distintas: a
Entomologia Forense Urbana é aquela relacionada à presença de insetos em
imóveis ou outras construções em que haja risco de dano material; Entomologia
Forense de Produtos Estocados diz respeito à presença de insetos em produtos
alimentícios estocados e Entomologia Forense Médico-Legal que está relacionada
a crimes com morte violenta, geralmente havendo insetos em cadáveres (moscas e
ou larvas).
Letra E correta.
-
E. Atualmente, são aceitas 4 classificações: urbana (ação de insetos em imóveis), de produtos
estocados (ação de insetos em produtos armazenados), médico-legal (ação de insetos no cadáver na
resolução de crimes) e ambiental (insetos como indicadores ambientais, ex: desmatamento,
biopirataria)
-
I. “Ações cíveis envolvendo a presença de insetos em imóveis, danificando-os. Essa modalidade é muito utilizada em ações envolvendo compra e venda de imóveis”: Entomologia Forense URBANA.
II. “Contaminação em grande extensão de produtos comerciais estocados, como o caruncho que infesta o feijão”: Entomologia Forense DE PRODUTOS ESTOCADOS.
III. “Categoria que envolve a área criminal, principalmente, com relação à morte violenta”: Entomologia Forense MÉDICO-LEGAL.
Gabarito: E