SóProvas


ID
1019845
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Grau-dia acumulado (GDA) é um método que relaciona os dados da evolução do desenvolvimento de espécies criadas em condições de laboratório com as condições ambientais que uma mesma espécie estaria exposta no cadáver. Desta forma, se exemplares de Cochliomyia macellaria, em estágio de pupa, têm seu tempo de desenvolvimento total de 124 h, sua temperatura de criação 25°C e o limiar mínimo de 10°C, assinale o GDA esperado:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe como faz?

  • 124 horas dividido por 24 horas (dia) = 5,16666

    25°C (temperatura de criação) - 10°C (limiar mínimo) = 15°C

    Multiplica-se os dois valores
    15 x 5,16666 = 77,49999
    ou seja
     77,5



  • O Grau dia acumulado ou GDA é um índice de tempo e temperatura, se valendo do calor acumulado durante o desenvolvimento para estimar a idade dos espécimes. Dessa forma, utiliza-se esse conceito para estimar o IPM (Intervalo pós morte). No caso da mosca Cochliomyia macellaria, a questão nos informa que seu tempo de desenvolvimento total é de 124 horas, ou seja, 5,16666 dias. E sabendo sua temperatura de criação de 25°C e a de limiar mínimo 10°C, faz-se essa diferença (ou seja, 25° - 10° = 15°C). Para encontrar o GDA, basta multiplicar esses dois valores encontrados: 5,16666 X 15 = 77,49999 que pode ser arredondado para 77,5.


    RESPOSTA: (A)


  • COMO CALCULAR O IPM ENTOMOLÓGICO

    O método mais utilizado é o GDA, este método relaciona os dados referentes ao desenvolvimento da espécie e as condições ambientais as quais ele foi submetido. É aconselhável utilizar a temperatura de acordo com o estágio de desenvolvimento coletado:

    · Temperatura ambiente - deve ser usada para determinar o desenvolvimento em imaturos nos primeiros estágios de desenvolvimento;

    · Temperatura da massa de larvas - para os últimos ínstares;

    · Temperatura do solo - para pupas.

     

    Assim, para se conseguir o IPM, deve-se obter a GDA esperada (GDAe), que é igual à temperatura de criação (TC) menos o limiar mínimo (LMin) vezes o tempo de desenvolvimento (TD). E o GDA obtido (GDAo) que é encontrado, baseando-se no método proposto por Arnold, denominado método do retângulo, no qual o GDAo é igual à soma das temperaturas máximas e mínimas do local da localização do cadáver dividida por dois, sendo o seu resultado subtraído do limiar mínimo (LMin) de cada espécie estudada (ou seja, a média da temperatura do local, menos o limiar mínimo).

     

    ATENÇÃO! É importante ressaltar que há a possibilidade de que o tempo de desenvolvimento de uma espécie possa diferir nas diferentes regiões do mundo e a constante térmica das espécies variar, sendo que cada espécie tem um limiar de temperatura máxima e mínima para seu desenvolvimento. A temperatura limiar representa a máxima ou mínima temperatura a qual uma determinada espécie cessa seu desenvolvimento ou sua sobrevivência se torna inviável.

     

    De posse dos valores, vai-se subtraindo dia após dia o GDAo de GDAe até chegar o momento em que o valor do GDAe for igual a zero ou negativo. Assim nesse momento, o dia correspondente será possivelmente o que o inseto adulto colocou os ovos no cadáver e, provavelmente, o dia da morte.

     

    GDAe = (TC - LMin) × TD

    GDAo = {(Temp.Máx + Temp.Mín)/2} - LMin

    IPMmin = GDAe - GDAo

    Quando queremos calcular o Grau-Hora Acumulado são necessárias as medidas de temperatura por hora, onde o cadáver foi encontrado.

     

    GHAe = (TC - LMin) × TD (hora)

    GDAe = GHAe / 24 (h)

  • 124 h (tempo de desenvolvimento total)

    25°C (temperatura de criação) 

    10°C (limiar mínimo)

    Quantidade de horas em um dia (24 horas)

    GDAe = (TC - LMin) × TD

    GDAe = (25 - 10) x 124

    GDAe = 15x124

    GDAe = 1860 (nessa hora tem que se lembrar de dividir o resultado pela quantidade de horas em um dia)

    GDAe = 1860/24

    GDAe = 77,5

  • Bora para a nossa última questão comentada antes de vocês treinarem sozinhos! Questão nível hard agora sobre cálculo de grau-dia acumulado (GDA). Estão lembrados?

              A fórmula é a seguinte => GDA= D.(T – T).

              O GDA significa graus-dias acumulado, D é a duração do desenvolvimento do inseto do período de incubação a emergência (ovo à fase adulto; lembrando que a mosca, da ordem Diptera, é um inseto holometábolo, apresentando as fases de ovo, larva, pupa e adulto); T é a temperatura média do meio ambiente onde a larva foi coletada e T é a temperatura base (limite térmico inferior de desenvolvimento). Como o período de desenvolvimento da espécie está em horas (GHA = graus-horas acumulado), precisamos dividir o valor final encontrado por 24 para transformar na unidade de dias.

              Quais os dados que o enunciado os forneceu?

              D = 124h; T = 25ºC; e T = 10ºC. Substituindo na fórmula, temos: GHA = 124.(25-10) = 1860 horas.

              Portanto, o GDA é: 1860/24 = 77,5 dias.

    Gabarito: A