SóProvas


ID
1019938
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Evidências físicas que não são coletas, documentadas e preservadas de modo apropriado, não possuem valor científico em investigações criminais. Para a correta identificação de criminosos a partir da análise de DNA e a manutenção da cadeia de custódia, devem-se seguir parâmetros rígidos para todas as etapas do processo. Portanto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • C/ em complemento: A heparina é um anticoagulante natural extraído originalmente do fígado, produzida por basófilos e mastócitos, descoberta em 1916. É um anticoagulante que atua na trombina, impedindo a transformação do fibrinogênio em fibrina. Torna o sangue mais fluido e aumenta as concentrações de lipídios no sangue. É muito utilizada em casos de síndrome coronariana aguda, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, entre outros casos. A heparina é mal absorvida pelo intestino, por isso é administrada por via intravenosa ou subcutânea (sob a pele). A Varfarina também é um anticoagulante muito utilizado em forma de comprimido. Foi inicialmente comercializada como pesticida contra ratos e camundongos e é ainda popular para este fim. Descobriu-se alguns anos após a sua introdução que a varfarina era também eficaz para prevenir a trombose e embolia pulmonar. Em 1950 foi aprovada para uso como medicamento e manteve-se popular desde então. A varfarina é um derivado sintético da cumarina, substância encontrada naturalmente em muitas plantas, que diminui a coagulação do sangue, interferindo com o metabolismo da vitamina K.

    http://www.infoescola.com/farmacologia/anticoagulantes/

     

  • Toda evidência de material biológico seca, independentemente do método utilizado para sua coleta, deverá ser acondicionada
    isoladamente em envelope de papel escuro ou caixa de papelão própria, ficando armazenada sob refrigeração.

    Todo material deve ser esterilizado.

    Quando fluidas, as amostras sanguíneas devem ser coletadas com haste flexível.

    Normas e regras do IGP SC.

     

     

  • De acordo com a norma do IGP-SC, o sangue líquido deve ser coletado com uso de "swab". O uso de pipetas e seringa se refere a urina e outros líquidos. 

  • "Itens móveis absorventes como vestes, lençóis e toalhas devem ser encaminhados ao laboratório preferencialmente na íntegra. Devem ser acondicionados em embalagens de papel (envelopes e caixas). Se estiverem muito encharcados para serem transportados em embalagem de papel, podem ser acondicionados em embalagens plásticas, desde que sejam mantidos refrigerados até que seja possível secá-los em ambiente controlado."

     

    Fonte: Livro Locais de Crime - dos vestígios à dinâmica criminosa.