SóProvas


ID
1020850
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No contexto do planejamento do meio físico, as bacias hidrográficas são unidades de trabalho fundamentais devido aos diferentes aspectos que as caracterizam, especialmente no tocante aos recursos naturais solo e água. Manejar adequadamente a bacia hidrográfica consiste de uma série de ações que visam conciliar o uso dos recursos naturais existentes na mesma com o mínimo de impactos sobre a natureza. Existem alguns coeficientes que são utilizados para quantificar a influência da forma no modo de resposta de uma bacia à ocorrência de uma precipitação. Neste contexto, a seguir é apresentado um estudo de caso, o qual consiste de um levantamento básico de informações fisiográficas e estudo da distribuição espacial dos atributos hidrológicos do solo mais influenciados pelo manejo e sua relação com o uso do solo. Características fisiográficas básicas da bacia hidrográfica referência:

- perímetro:11,3 km
- área:800 ha
- comprimento axial:4,5 km
Foram determinados 7 valores de largura ao longo da bacia, iguais a 1,5 km, 2,6 km, 3,5 km, 4,5 km, 4,3 km, 2,8 km e 1,1 km. Aplicando-se as fórmulas para determinação de coeficientes, obteve-se:
- Coeficiente de Compacidade (kc) =1,12
- Fator de forma (Kf) = 0,644
- Índice de Conformação (Ic) = 0,40

Nesse contexto, considere as informações dos itens I, II e III, a seguir, para responder a questão.

I. Kc =1,12 indica que a bacia possui grande tendência a grandes enchentes.

II. Com base no Kf e no Ic a bacia terá tendência mediana a enchentes.

III. Como Kf expressa uma tendência a enchentes e Kc expressa a dimensão da cheia, os índices são complementares. Assim, esta bacia apresentará tendência mediana a enchentes e se estas ocorrerem, poderão ser de grande vulto.

Nestes termos, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Alternativas
Comentários
  • E, quem marcou letra somente e nesta prova foi bem

  • Coeficiente de Compacidade (KC) é um índice de forma relacionando o perímetro da bacia e a circunferência (perímetro) de um círculo de mesma área. Este coeficiente é um número adimensional, variando com a forma da bacia, independentemente de seu tamanho, sendo que quanto mais irregular for a bacia, maior será o coeficiente de compacidade.

    Quanto mais próximo da unidade (K=1) for este coeficiente, mais a bacia se assemelha a um círculo, podendo ser resumido da seguinte forma:

    -1,00 – 1,25 - bacia com alta propensão a grandes enchentes;
    - 1,25 – 1,50 - bacia com tendência mediana a grandes enchentes; e
    - > 1,50 - bacia não sujeita a grandes enchentes.

    Quanto mais semelhante a um círculo for uma bacia, maior será a sua capacidade de proporcionar grandes cheias.

    O Fator de Forma (Kf) é a relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O fator de forma pode assumir os seguintes valores:

    - 1,00 – 0,75 - sujeito a enchentes;
    - 0,75 – 0,50 - tendência mediana; e
    -< 0,50 - não sujeito a enchentes


    Índice de Conformação (IC) é resultado da relação entre a área da bacia e um quadrado de lado igual ao comprimento axial da bacia, expressando a capacidade da bacia em gerar enchentes. Quanto mais próximo de 1, maior a propensão a enchentes, pois a bacia fica cada vez mais próxima de um quadrado.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/42222/forma-da-bacia-hidrografica#ixzz461GD2EEc