SóProvas


ID
1021954
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O atrito é um fenômeno que se manifesta sempre que existe a tendência de movimento entre superfícies em contato. Esse atrito pode ser do tipo estático, cujo coeficiente é µe ou do tipo dinâmico, cujo coeficiente é µk. (µe > µk).

Como sabemos, a força de atrito se opõe sempre a qualquer tendência de movimento e é calculada por Fat = µN, onde N é a reação normal.

Pensando sobre o assunto, um professor propôs a seu aluno que explicasse o seguinte desafio: “Um caixote de massa 4,00 Kg, está apoiado sobre uma superfície plana, horizontal, cujos coeficientes de atrito valem, respectivamente, µe = 0,40 e µk = 0,25, numa região onde g = 10 m/s2.

Caso esse caixote seja empurrado para frente com uma força de intensidade 12,0 N, paralela ao plano, sofrerá uma força de atrito de intensidade 16,0 N em sentido oposto à tendência de movimento, implicando uma resultante, também paralela ao plano, de intensidade 4,0 N, em sentido oposto ao empurrão. Em suma: o caixote será empurrado em um sentido, mas entrará em movimento no sentido oposto.” Em sua explicação sobre o erro existente no desafio proposto, o aluno elaborou um gráfico que apresenta o real comportamento da força de atrito, em função da força aplicada ao corpo. Assinale, entre os gráficos abaixo, aquele que apresenta a explicação correta do fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia ajudar?

  • A força de atrito estática sempre será maior que a força de atrito de dinâmica e isso pode ser observado pela fórmula Fat=N.u ,pois (ue>ud) e como a força normal é constante ao longo de todo o movimento devido ao bloco não desgrudar do solo,então, a fat e>fat d,agora a explicação para entender o que gráfico "nos diz", para retirarmos um corpo do repouso devemos aplicar uma força contrária a resistência, que seria a força de atrito estática, para aí sim ele entrar em movimento e passar a atuar a força de atrito dinâmica que é constante diferentemente da estática,pois faz-se necessária aplicar uma certa quantidade de força para o bloco se movimentar,só que a depender do valor da fat estática se for ,por exemplo, 5 N caso eu apliquei uma força contrária de 3N,logo, não será suficiente para o bloco sair do repouso,então caso eu aumente para 5N,o corpo entrará na iminência de movimento,pois eu quebrei a ligação entre o solo e o bloco,então concluímos que a fat estática ela possuí um valor máximo para cada caso para colocar o bloco em movimento,assim, a medida que eu aumento a força para tirar o bloco do repouso também aumenta a fat estática,até em um momento em que a força que eu aplico for maior que ela,para o bloco se mover,ai entra a fat dinâmica que é constante ao longo do movimento