Letra:C
Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas, traços aos quais são característicos de cada ser humano.
Gabarito C
A biometria tem sido utilizada largamente nos nossos dias por ser um eficiente mecanismo de segurança. Biometria, em termos simples, significa o estudo estático das características físicas e comportamentais dos seres vivos; bio (vida) + metria (medida). Esse termo é utilizado também como maneira de identificar unicamente um indivíduo por meio de suas características físicas ou comportamentais. Como formas de segurança, a biometria é utilizada para reconhecimento, identificação criminal, controle de acesso a dados e aparelhos etc. Como cada pessoa é única e possui características singulares, tanto em aspectos físicos como comportamentais, a biometria tem se mostrado uma maneira bem sucedida para auxiliar na segurança de empresas, instituições governamentais e em outras áreas.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
A autenticação, em regra, depende de um ou mais modos ou fatores de autenticação a seguir:
Algo que o usuário é: geralmente são usados meios biométricos, como impressão digital, padrão de retina, padrão de voz, reconhecimento de assinatura, reconhecimento facial.
Algo que o usuário tem: usa-se objetos específicos como cartões de identificação, smart cards, tokens USB.
Algo que o usuário conhece: são utilizadas senhas fixas, one-time passwords, sistemas de desafio-resposta.
Onde o usuário está: quando o acesso a sistemas só pode ser realizado em uma máquina específica, cujo acesso é restrito.
Autenticação forte consiste na autenticação por mais de um modo, ou seja, da combinação de mais de uma maneira de autenticação. Um exemplo disso são as transações de saque num caixa rápido. Em regra, se utiliza algo que você tem, como um cartão da conta bancária, e algo que você sabe, como a senha do cartão.
http://waltercunha.com/blog/index.php/2009/08/19/seguranca-da-informacao-autenticacao/