SóProvas


ID
102361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias de redes locais, julgue os itens a
seguir.

A interconexão de redes CSMA/CD, como Ethernet e IEEE 802.3, utilizando bridges ou switches, agrega os domínios de broadcast das redes, porém preserva seus domínios de colisão.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Pelo que sei, quando se utiliza bridges ou switches o domínio de colisão se divide em pequenos domínios: um para cada porta.

    Como assim não há mudança nos seus domínios de colisão? Alguém pode explicar?

  • Também concordo com você. Bridges e switches dividem domínios de colisão.

  • Olá Rafael e Eduardo!

    Esta é uma questão daquelas para derrubar os candidatos. A CESPE é mestre em questões desse tipo, que nos induzem ao erro. Quando se fala de provas concorridas com o TCU, esse tipo de questão se "reproduz".. rs

    Bem, mas falando sobre a questão em si, o que a torna Certa é o fato de que na questão é dito que os domínios de colisão (entende-se aqui os domínios de colisão que já existiam) são preservados, ou seja, não são divididos ou agregados.

    Vamos supor a seguinte topologia: Rede A com 1 switch e 5 máquinas ligadas nele e Rede B também com 1 switch e 5 máquinas ligadas nele também. Temos então, 5 domínios de colisão para cada Rede e um único domínio de broadcast, visto que não tems VLANs e nem Routers nas redes citadas.

    Se interligarmos os switches das Redes A e B, estamos agregando os domínios de broadcast de cada uma das redes, passando a ter um domínio de broadcast ainda maior. Porém, os domínios de colisão existentes foram preservados, ou seja, os mesmos 5 domínios de colisão na Rede A e na Rede B continuaram do mesmo jeito, como a questão diz, foram preservados.

    O que leva a acreditar que a questão está errada é o fato de que, ao ligarmos os dois switches, temos a criação de mais um domínio de colisão, porém a questão não diz sobre o número de domínios de colisão e, sim, sobre a preservação dos domínios de colisão existentes.

    Espero que eu tenha ajudado!

    Abraços e bons estudos,
    Felipe Ferrugem!

    "Juntos somos ainda melhores!!!"

  • Como a questão falou em interconexão de redes utilizando bridges ou switches, no exemplo do colega acima, caso utilizássemos apenas HUB's tanto na rede A quanto na rede B, os domínios de broadcast seriam agregados, bem como os domínios de colisão, que antes eram dois e passou a ser apenas um. Portanto, acho que o gabarito está errado.
  • O domínio de broadcast será o mesmo pois equipamentos que operam na camada de enlance só possuem um. Já o domínio de colisão, não. Cada porta desses equipamentos manterá um domínio de colisão.

  • Certo.
    Essa questão foi bem inteligente. Deve-se desenhá-la para ajudar no entendimento.

     

    Fatiando a questão, em azul, para ajudar no embasamento...

     

    Qdo a questão menciona "A interconexão de redes CSMA/CD, como Ethernet e IEEE 802.3..." pense aqui em duas redes distintas, cada uma utilizando um HUB com 3 estações, por exemplo. E por que HUB ? Porque HUB trabalha apenas em half-duplex e utiliza obrigatoriamente o protocolo CSMA/CD (citado na questão) para detecção de colisão.

     

    "...utilizando bridges ou switches..." ou seja, interconectei as duas redes acima utilizando um desses equipamentos.

     

    "...agrega os domínios de broadcast das redes..." SIM. Antes, cada rede com o seu HUB tinha seu próprio domínio de broacast. Na interconexão delas, o domínio de broadcast é agregado, tornando-se um domínio de broadcast maior, porém único. O único equipamento que segmenta domínio de broadcast é o roteador.

     

    "...porém preserva seus domínios de colisão." SIM. Cada HUB conectado na porta de uma bridge ou um switch terá seu domínio de colisão preservado... ou seja, cada um manterá o seu, pois estão ligados a equipamentos que dividem o domínio de colisão.

  • Questão problemática e polêmica por causa do português. Quando o enunciado menciona a interconexão de redes, pode levar o candidato a imaginar redes da camada 3, com IP’s diferentes sendo conectadas e assim dificultaria muito a análise. Entretanto, a intenção era dizer segmentos de rede e aí tudo fica mais claro. Realmente, bridge e switch não gera um novo domínio de broadcast, logo ele agrega. E como cada segmento de rede possui seu domínio de colisão, esses sim são preservados ou continuam isolados.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Bem, concordo q o texto da questão ficou confuso, como disse o professor de cursinho ai embaixo. Se eu fosse algum mimizento/gnutella,a*fresca** até tentaria recurso. Mas a questão pode ser considerada correta!!!

    Faça o seguinte raciocinio(Primeiro, considere que a palavra agregar = agrupar)

    Imagine 2 redes, totalmente isoladas(ou seja, sem switches ou bridges que a interconectem-nas)

    Rede A: 1 switch e 3 máquinas ligadas nele;

    Rede B: 1 hub e 2 máquinas ligadas nele.

    Responda à seguinte pergunta:

    Quantos domínios de broadcast e de colisão há em cada rede?

    Rede A: 1 domínio de broadcast e 3 domínios de colisão

    Rede B: 1 domínio de broadcast e 1 domínio de colisão

    Agora, tasque-lhe 1 bridge no meio, interligando as duas redes. Agora, lhe pergunto:

    Quantos domínios de broadcast e de colisão há? (aqui naõ cabe falar em rede A ou rede B, já q a questão não menciona VLANs ou roteadores)!!!

    Resp: continua havendo um só domínio de broadcast(mas, agora, perceba q o domínio de broadcast da rede A foi agregado, isto é, agrupado, ao dominio de broadcast da Rede B); quanto aos domínios de colisão, agora há 5(O da porta da bridge para a Rede B e seu hub inteiro constitui-se em um só dominio de colisão; 3 domínios de colisão anteriores do switch e suas tres maquinas da rede A, e mais um dominio de colisão entre a porta da bridge e a porta da Rede A).

    Apesar de ter havido um aumento geral no domínio de colisão, perceba que a pergunta da questão é quanto à preservação dos domínios de colisão existentes(quando ele usa o termo "e seus domínios"). Por exemplo, os 3 domínios de colisão da Rede A continuam existindo(agora, na nova rede); o dominio de colisão da Rede B e seu hub também continua existindo(na nova rede). Apenas foram criados mais dois devido ao fato de uso de duas novas portas, uma para cada rede.

    Como disse, se eu fosse afresca*lhado, tentaria recursos(mas não é o caso - nem de recurso, nem de ser afrescalhado)!!!

  • Quando li rápido, julguei a questão como errada. Mas pensando com calma chegue nas seguintes conclusões:

    A  interconexão de redes CSMA/CD, como Ethernet e IEEE 802.3, utilizando bridges ou switches, agrega os domínios de broadcast das redes = correto, tanto as bridges quanto os switches operam na camada de enlace, e conservam o domínio de broadcast, sendo o mesmo para todas as portas

    porém preserva seus domínios de colisão = correto também, pois apesar do protocolo CSMA/CD detectar colisões, ele não é capaz de evitá-las, apenas avisa os hosts que ela ocorreu para que possam enviar novamente

  • é sempre bom ler o enunciado quando vc tiver na dúvida sobre oq marcar.

    Com relação às tecnologias de redes locais, julgue os itens a