-
Informação I : NBR 5626 - item 5.4.1 Generalidades:
A instalação predial de água fria deve ser projetada e executada de modo que não haja possibilidade, dentro dos limites da previsibilidade, de a água potável deixar de atender ao padrão de potabilidade, constituindo-se em risco para a saúde humana, ou de ela ficar inadequada para o uso pretendido.
Informação iii: item 5.5.1 Generalidades
O projeto da instalação predial de água fria deve ser elaborado de modo a tornar o mais eficiente possível o uso da água e energia nela utilizadas. Usualmente, este princípio implica a redução do consumo de água e energia a valores mínimos necessários e suficientes para o bom funcionamento da instalação e para satisfação das exigências do usuário.
Informação V: 5.7 Controle de ruídos e vibrações 5.7.1 Generalidades:
5.7.1.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas e executadas de maneira a atender as necessidades de conforto do usuário, com respeito aos níveis de ruído produzidos ou transmitidos pela própria instalação, bem como de maneira a evitar que as vibrações venham a provocar danos à instalação predial de água fria ou às demais partes do edifício.
5.7.1.2 Para o conforto do usuário, devem ser levadas em consideração as exigências relativas aos níveis de ruído admissíveis segundo o tipo de uso do edifício servido pela instalação predial de água fria.
-
NBR 5626 5.1.2 Exigências a observar no projeto
5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser
projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício
que as contém, atendam aos seguintes requisitos:
a) preservar a potabilidade da água;
b) garantir o fornecimento de água de forma contínua,
em quantidade adequada e com pressões e velocidades
compatíveis com o perfeito funcionamento
dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais
componentes;
c) promover economia de água e de energia;
d) possibilitar manutenção fácil e econômica;
e) evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do
ambiente;
f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças
de utilização adequadamente localizadas, de
fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo
as demais exigências do usuário.
na minha opinião as questões II e VI estão erradas e as questões I, III, IV e V estão corretas
-
Cintia, você falou sobre os itens II e IV...Não estou enxergando o problema (se existe).
II. Toda instalação de água fria deve garantir o fornecimento de água de forma contínua, maior que a quantidade adequada e com pressões e velocidades maiores que as satisfatórias para o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;
Vejo dois erros. A quantidade deve ser o suficiente para garantir a economia. Além disso, devemos respeitar as velocidades (3m/s nas tubulações de distribuição, por exemplo. O item está ERRADO e o gabarito também está como ERRADO.
IV. Toda instalação de água fria deve possibilitar manutenção fácil e econômica;
Item CORRETO, gabarito CORRETO.
-
Item VI, né Cíntia?
-
Sobre o item VI
5.1.2 Exigências a observar no projeto
5.1.2.1 As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos:
f) proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário.
Na questão o item VI diz:
VI. Nas instalações prediais de água fria é necessário, quando da instalação de equipamentos, prever peças de utilização e reposição encontradas no mercado, de fácil operação, prevendo a possibilidade de instalação de equipamentos de aquecimento, com vazões acima das satisfatórias e atendendo as demais exigências do usuário
-
b) garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;