-
WPA (Wi-fi Protect Access), é um protocolo posterior ao WEP, trouxe algumas modificações como autenticação de
usuários, para isto faz uso do padrão 802.1x e EAP (Extensible Authentication Protocol), podendo também ser utilizado com chaves compartilhadas, dessa forma se comporta exatamente como o WEP. Oferece segurança para diferentes tipos de redes, atendendo desde pequenas redes domesticas até grandes corporações...
-
WPA baseava-se em um draft da norma 802.11i. Quando a norma foi finalizada, algumas melhorias foram criadas e o modelo foi chamado de WPA2. Entre as melhorias está a mudança na criptografia de TKIP para AES.
-
O IEEE 802.11i, também conhecido como WPA2, é um conjunto de padrões e especificações para redes wireless. Foi criado como uma evolução ao protocolo WEP. Este objetivava tornar redes sem fio tão seguras quanto redes com fixas. Mas devido à simplicidade de sua elaboração acabou sendo decodificada, permitindo aos invasores de redes acesso aos ambientes particulares. O WPA2 permitiu a implementação de um sistema completo e seguro, ainda que mantendo compatibilidade com sistemas anteriores.
O 802.11i funciona utilizando um sistema de criptografia conhecido por AES (Advanced Encription Standard). Esse sistema é mais complexo, fazendo uso de uma arquitetura dos componentes 802.1X para a autenticação, RSN para acompanhar a associação e CCMP para prover confidencialidade, integridade e autenticidade de origem.
-
ERRADO.
Segundo Tanenbaum(2011,p.516),"O WPA puro é um esquema intermediário que implementa um subconjunto do 802.11i."
TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
-
GABARITO ERRADO!
.
.
O WPA2 é a implementação por completo do protocolo IEEE 802.11i (parte do padrão IEEE 802.11 que lida com a criptografia; o WPA só implementa o IEEE 802.11i parcialmente).
-
WPA --> IEEE 802.11i parcial
WPA2 --> IEEE 802.11i completo
TEMPLÁRIO levanta e eu corto.