SóProvas


ID
102409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das tecnologias de redes sem fio, julgue os próximos
itens.

O padrão IEEE 802.1x, incorporado pelo WPA2, envolve três componentes: o suplicante, que deseja se autenticar; o autenticador, que recebe o pedido do suplicante e o repassa ao serviço de autenticação; e o servidor de autenticação, que suporta o serviço de autenticação.

Alternativas
Comentários
  • Com a substituição do WEP pelo WPA, temos como vantagem melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporária (TKIP) que possibilita a criação de chaves por pacotes, além de possuir função detectora de erros chamada Michael, um vetor de inicialização de 48 bits, ao invés de 24 como no WEP e um mecanismo de distribuição de chaves.

    Além disso, uma outra vantagem é a melhoria no processo de autenticação de usuários. Essa autenticação se utiliza do 802.11x e do EAP (Extensible Authentication Protocol), que através de um servidor de autenticação central faz a autenticação de cada usuário antes deste ter acesso a rede.

    O WPA, que deverá substituir o atual WEP (Wired Equivalent Privacy), conta com tecnologia aprimorada de criptografia e de autenticação de usuário. Cada usuário tem uma senha exclusiva, que deve ser digitada no momento da ativação do WPA. No decorrer da sessão, a chave de criptografia será trocada periodicamente e de forma automática. Assim, torna-se infinitamente mais difícil que um usuário não-autorizado consiga se conectar à WLAN.

    A chave de criptografia dinâmica é uma das principais diferenças do WPA em relação ao WEP, que utiliza a mesma chave repetidamente. Esta característica do WPA também é conveniente porque não exige que se digite manualmente as chaves de criptografia - ao contrário do WEP.

  • Na verdade não existe o padrão 802.11x justamente para não haver confusão com o padrão 802.1x.
    Os que existem são:

    - IEEE 802.11i -> Conhecido como WPA2, especifica mecanismos de segurança para redes sem fio;
    - IEEE 802.1x -> Padrão utilizado para autenticação de LANs, independente se a rede for cabeada ou wireless. Este padrão é um dos mecanismos utilizados para autenticação pelo padrão 802.11i. Geralmente utiliza um servidor de autenticação RADIUS para autenticar os usuários que desejam ter acesso à rede;

    Exemplificando a questão:

    - o suplicante poderia ser um notebook desejando acesso à rede sem fio;
    - o autenticador poderia ser um ponto de acesso wireless;
    - o servidor de autenticação poderia ser um servidor dentro da LAN que utiliza RADIUS para autenticação de todos os pontos de acesso;

    Rafael Eduardo Barão
    http://www.itnerante.com.br/profile/RafaelBarao
    http://www.provasdeti.com.br/por-professor/rafael-barao.html


  • A figura abaixo mostra uma das possibilidades de autenticação usando EAP e os elementos descritos na questão:


    Fonte: http://mrncciew.com/2013/03/03/eap-overview/
  • Gabarito: Correta.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    PARA QUEM GOSTA DE UM NEGOCINHO MAIS PALPÁVEL, SEGUE A IMAGEM:

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/802.1X_wired_protocols.png

    .

    OS DE VERDADE EU SEI QUEM SÃO.

  • A segurança WPA2, utilizada na comunicação sem fio na família do padrão 802.11, no modo Personal (chave pré-compartilhada), faz uso do algoritmo de criptografia de chave simétrica AES. key: 256 bits