SóProvas


ID
102412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue
os itens a seguir.

O NTFS, como o UFS, é um sistema de arquivos hierarquizado com arquivos e diretórios, em que cada arquivo tem um proprietário, mas não pertence a um grupo. O acesso não é regulado por um conjunto de bits de permissão, mas por listas de acesso, implementando um modelo discricionário.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está incorreta pois no UFS, sistema de arquivos usado em SOs como o FreeBSD e o SCO,  os arquivos pertencem sim a um grupo (os i-nodes tem um campo em sua estrutura chamado group id) como pode ser visto em: http://uw713doc.sco.com/en/FS_admin/_ufs_Inodes.html. 
  • A assertiva está correta.

    Técnicas de controle de acesso

    As técnicas de controle de acesso são normalmente categorizadas em discricionárias e obrigatórias.

    [editar] Controle de acesso discricionário

    O controle de acesso discricionário (discretionary access control ou DAC) é uma política de controle de acesso determinada pelo proprietário (owner) do recurso (um arquivo, por exemplo). O proprietário do recurso decide quem tem permissão de acesso em determinado recurso e qual privilégio ele tem.

    O DAC tem dois conceitos importantes:

    • Todo objeto em um sistema deve ter um proprietário. A política de acesso é determinada pelo proprietário do recurso. Teoricamente um objeto sem um proprietário é considerado não protegido.
    • Direitos de acesso são estabelecidos pelo proprietário do recurso, que pode inclusive transferir essa propriedade.

    Um exemplo de DAC são as permissões tradicionais do sistema UNIX, implementadas também no Linux.

    [editar] Controle de acesso obrigatório

    No controle de acesso obrigatório (mandatory access control ou MAC) a política de acesso é determinada pelo sistema e não pelo proprietário do recurso. Este controle é utilizado em sistemas de cujos dados são altamente sensíveis, como governamentais e militares.

    • Rótulos de sensibilidade. Em sistemas de controle de acesso obrigatório, todos os sujeitos e objetos devem ter rótulos associados. Um rótulo de sensibilidade de um sujeito define o seu nível de confiança. Um rótulo de sensibilidade de um objeto define o nível de confiança necessário para acessá-lo. Para acessar um determinado objeto, o sujeito deve ter um rótulo de sensibilidade igual ou superior ao requisitado pelo objeto.
    • Importação e exportação de dados. O controle de importação e exportação de dados para outros sistemas (incluindo impressoras) é uma função crítica de um sistema baseado em MAC. O sistema precisa garantir que os rótulos de sensibilidade são mantidos e implementados de maneira apropriada, de forma que a informação sensível seja protegida a todo momento.



    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_acesso

  • Eu uso UFS em um servidor Solaris, e ele trabalha sim com grupos de usuários, assim como no Linux. Assertiva errada.
  • Os colegas estão corretos, pois no UFS existe SIM o conceito de permissões para grupos:

    "Under both UFS and NFS, permissions exist separately for usergroup, and others."

    fonte: 
    http://stuff.mit.edu/afs/sipb.mit.edu/project/doc/afs/html/subsection3.1.html
  • CESPE como sempre querendo relativizar um conceito objetivo e fazendo questões dúbias. Ô banquinha mequetrefe. Provas de informática da CESPE são péssimas. Não medem conhecimento algum.

  • Gabarito Certo

    Questão muito boa !

    Sistema de Arquivos Unix, do inglês Unix File System (UFS), é um sistema de arquivos usado por muitos sistemas operacionais Unix e assemelhados. Também é conhecido como Berkeley Fast File System (Sistema de Arquivos Rápido da Berkeley), BSD Fast File System ou simplesmente FFS.

    Um volume UFS é composto das seguintes partes:

    Alguns blocos no inicio da partição reservados para blocos de boot (os quais devem ser inicializados separadamente do sistema de arquivos);

    Um superbloco, contendo um número mágico identificando-o como um sistema de arquivos UFS, e alguns outros números virtuais descrevendo sua geometria, estatísticas e parâmetros de ajuste comportamental;

    Uma coleção de grupos de cilindros. Cada grupo contendo os seguintes componentes:

    Uma cópia de segurança do superbloco;

    Um cabeçalho de grupo de cilindros, com estatísticas, listas livres etc, sobre o grupo de cilindros, similar a àqueles no superbloco;

    Um número de nós-i, cada qual contendo atributos de arquivos;

    Um número de blocos de dados;

    Os Nós-i, do inglês i-nodes, são numerados seqüencialmente. Os vários nós-i iniciais são reservados por razões históricas, seguidos pelo nó-i do diretório root.

    Arquivos do tipo diretório contêm apenas a lista de nomes de arquivos no diretório e o nó-i associado a cada arquivo. Todos os metadados são mantidos no nó-i.

    Possui sistema de permissões e grupos.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • tem grupos sim!!!! tá me zuando que deram C nessa questão

  • Sim, camarada Leandro....deram C, e com chancela de grandes cursinhos[1]

    [1] O UFS é um sistema de arquivos de SO Unix/Unix like, e assim como o NTFS é hierarquico, trabalha com estrutura de diretorios e arquivos. O NTFS é um sistema de arquivos hierarquico ou em ·arvore. Na organizacao em ·arvore, sao

    criados diversos nÌveis ou subdiretorios, e blablabla...

    Sinceramente, fico f* da vida com esses cursinhos q sempre saem pela tangente quando há polêmica..reparem q o professor comentou tudo, exceto na parte polemica dos grupos[1].

    Assim é facil ganhar dinheiro com um monte de trou**xa q paga pra ler aquilo q ja se sabe, e ainda pegar nome de bobão e "esse foi pro saco", ou ficar irri**tado com um comentario sobre a barba grande, alegando xen**ofobia como certos professores de cursinho[2].

    Fonte:

    [1] Estrategia

    [2] Gran