SóProvas


ID
102484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Atualmente, existe a tendência de as organizações se
adaptarem rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado
globalizado, o qual se torna cada vez mais competitivo. Isso gera
necessidade de mudança mais ágil também nas estratégias das
empresas, a fim de se adequarem à nova realidade. No caso das
organizações públicas, a situação não é diferente. Várias delas
adotam novas tecnologias e processos de trabalho, especialmente
nas áreas de interface com a tecnologia da informação (TI), em
aderência a modelos consagrados nos mercados privado e público
internacionais. Entretanto, o ritmo de mudança em uma empresa
privada, normalmente, é maior que nas públicas. A TI
desempenha importante papel nessa mudança e precisa, cada vez
mais, se alinhar com a estratégia organizacional.

Tendo as informações acima como referência inicial e
considerando questões acerca de planejamento estratégico em
conjunto com a TI, sobretudo dentro dos conceitos de gestão e
governança, julgue os itens de 181 a 183.

No processo de aumento de maturidade da TI em grandes empresas heterogêneas ou geograficamente dispersas, o estabelecimento de sistemas de informação federados, de forma geral, ocorre apenas após a adoção de modelos ad hocráticos. Isso é especialmente verdadeiro se consideradas as oportunidades da microcomputação presentes nos anos 80 e 90 do século passado, as quais deram aos departamentos e unidades isoladas de grandes empresas a capacidade de organizarem suas soluções de TI individuais em desconformidade com os padrões estabelecidos pelo órgão central de TI, supondo-se que o mesmo era anteriormente presente.

Alternativas
Comentários
  • Vamos por partes

    No processo de aumento de maturidade da TI em grandes empresas heterogêneas ou geograficamente dispersas, o estabelecimento de sistemas de informação federados,

    federados = divididos em partes autônomas

    de forma geral, ocorre apenas após a adoção de modelos ad hocráticos.

    A palavra “adhocracia” deriva do latim “adhoc”, que significa “para este fim”. A adhocracia é uma forma de organização baseada em numerosas unidades temporárias de trabalho, cuja composição, estrutura e dinâmica de funcionamento são extremamente flexíveis e estreitamente vinculadas aos desafios e necessidades de cada momento.

    Isso é especialmente verdadeiro se consideradas as oportunidades da microcomputação presentes nos anos 80 e 90 do século passado, as quais deram aos departamentos e unidades isoladas de grandes empresas a capacidade de organizarem suas soluções de TI individuais em desconformidade com os padrões estabelecidos pelo órgão central de TI, supondo-se que o mesmo era anteriormente presente.

    Por bem ou por mal, isso passou a ser comum: cada departamento com sua própria solução de TI. Maior flexibilidade e maior complexidade no gerenciamento da TI. Segundo justificativa atribuida a esta questão por Gledson Pompeu: "Vários modelos de planejamento de TI falam dessa evolução, bem como os arquétipos de governança descritos por Weill e Ross."

  • "deram aos departamentos e unidades isoladas de grandes empresas a capacidade de organizarem suas soluções de TI individuais em desconformidade com os padrões estabelecidos pelo órgão central de TI"


    A chave para a questão é perceber que ela está falando dos padrões utilizados nos anos 80 e 90, onde não existia uma preocupação de integração pela Governança de TI.