-
CERTO
O uso de qualquer material no concreto depende de suas características intrínsecas e do nível de desempenho esperado da mistura que constitui o concreto. No caso da areia de praia, as deficiências habitualmente apontadas relacionam-se com a granulometria fina e com a presença de sais solúveis.
Esses sais podem diminuir a durabilidade e induzir o aparecimento de eflorescências superficiais. Dessa forma, os sais podem aumentar o risco de corrosão das armaduras, alterando o tempo de pega do cimento e a velocidade de endurecimento.
Um processo de lavagem intensiva poderá diminuir os sais até teores aceitáveis, podendo então produzir um concreto cujos inconvenientes se restrinjam ao uso de areia fina (maior consumo de água e conseqüentemente de cimento, com cuidados adicionais na cura devido à maior suscetibilidade à retração por secagem). Nas condições mais comuns, tais concretos podem acabar sendo antieconômicos, sendo preferível "importar" areia usual.
http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/e-possivel-usar-areia-de-praia-para-executar-concreto-83790-1.aspx
-
Concordo com o comentário do colega, mas é importante frisar que a questão afirma : "desconsiderando os sais solúveis da areia da praia". O entendimento é que quanto maior a quantidade de finos maior a necessidade de água, e aumentando a água é necessário mais cimento.
"O tamanho das partículas do agregado influencia na água necessária para uma dada consistência. Além disso, areias muito finas ou areias angulosas necessitarão de mais água para uma dada consistência; alternativamente, elas produzirão misturas ásperas e pouco trabalháveis com uma quantidade de água que poderia ser adequada para uma areia mais grossa ou de grãos bem arredondados."
-
certo
porque grãos menores possui menor superfície para ligações cristalinas no concreto, necessitando que haja compensação em mais aglomerante...
O certo seria colocar mais agregado, mas o enunciado não possibilitou essa ressalva
-
Agregado mais fino possue maior superfície específica, demandando assim mais cimento para envolver todos os grãos.
-
Certo está correto sim!
Porém existem praias com areias cuja granulometria tem um aspecto bem diferenciado. Correlacionado a questão, induziria de maneira errônea.
-
Nas praias que vou o grão é maior que a areia lavada.