SóProvas


ID
1030276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde, desde o ano de 2003, elegeu a tuberculose como problema prioritário de saúde pública, tendo envidado, desde então, esforços na implementação de tratamento diretamente observado. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.


Na prova tuberculínica, realizada por via intradérmica, no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, deve-se observar a formação de uma pápula pálida e de limites precisos.

Alternativas
Comentários
  • . A prova tuberculínica deve ser aplicada por meio de injeção intradérmica, na dose de 0,1 ml (0,04 mcg) de PPD, no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, em ângulo de 5 a 15 graus (CDC, 2003; LUNA, 2003) evitando-se a inoculação em áreas com lesões, veias superficiais (LEE, 1998), cicatrizes ou tatuagens (CRHF, s/d). O local de aplicação da tuberculina pode ser alterado, inclusive para o braço direito, desde que haja registro no formulário de aplicação da prova tuberculínica (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2008).

    Geralmente, quando aplicada adequadamente, a prova tuberculínica provoca a formação de uma pápula de 7 a 8 mm de diâmetro, com limites precisos, pálida e de aspecto pontilhado como casca de laranja (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2008).

    FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tecnicas_aplicacao_leitura_prova_tuberculinica.pdf