SóProvas


ID
1030282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde, desde o ano de 2003, elegeu a tuberculose como problema prioritário de saúde pública, tendo envidado, desde então, esforços na implementação de tratamento diretamente observado. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.


A investigação da infecção tuberculosa latente em profissionais de saúde deve ser feita periodicamente, por meio de prova tuberculínica (PT), sendo necessária a revacinação por BCG e instituição do tratamento nos casos de valores superiores a 10 mm na PT.

Alternativas
Comentários
  • Acima de 10 mm pode ser indicativo de infecção por M. Tuberculosis, onde o indivíduo pode estar doente ou não, ou se o mesmo foi vacinado com BCG nos últimos 2 anos.

    Daí deve investigar com outros exames complementares para s iniciar o tratamento caso se confirme a doença.

  • O efeito booster representa a reativação da resposta tuberculínica pelas células de memória (BCG ou infecção remota por M. tuberculosis), está presente em cerca de 6% dos profissionais de saúde e é definido quando a segunda PT é ≥ 10 mm, com incremento de pelo menos 6 mm em relação à primeira PT. Nesses indivíduos, não há indicação de tratamento da ILTB, pois o risco de adoecimento é muito baixo. A 2a aplicação da tuberculina é utilizada apenas para excluir uma falsa conversão, no futuro, em indivíduos testados de forma seriada. Se o resultado da 2a aplicação for ≥ 10 mm, mesmo sem incremento de 6 mm em relação à 1a, a PT não deve ser repetida futuramente.