SóProvas


ID
1030843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos

Com base nas disposições do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, julgue o item abaixo.

Toda pessoa tem direito à liberdade de expressão, independentemente de considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, em forma impressa ou artística, ou por qualquer outro meio de sua escolha, não podendo o exercício desse direito estar sujeito a qualquer tipo de restrição ou limites por parte dos Estados subscritores do pacto em apreço.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A questão explora a redação do art. 19 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. Vejamos esse dispositivo:
    Art. 19 1.  Ninguém poderá ser molestado por suas opiniões.
    2.  Toda pessoa terá direito à liberdade de expressão; esse direito incluirá a liberdade de procurar, receber e difundir informações e ideias de qualquer natureza, independentemente de considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, em forma impressa ou artística, ou qualquer outro meio de sua escolha.
    3.  O exercício do direito previsto no § 2º do presente artigo implicará deveres e responsabilidades especiais. Consequentemente, poderá estar sujeito a certas restrições, que devem, entretanto, ser expressamente previstas em lei e que se façam necessárias para:
    a) assegurar o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas;
    b) proteger a segurança nacional, a ordem, a saúde ou a moral pública.
    A alternativa do Cespe está errada ao dizer que o exercício da liberdade de expressão não pode estar sujeito a qualquer tipo de restrição ou limites. Pelo contrário. Em respeito ao parágrafo 3º do art. 19, esse exercício pode, sim, estar sujeito às restrições, previstas em lei, necessárias para o que está previsto nas alíneas “a” e “b” acima.

    FONTE;http://pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=10021&prof=%20Prof%20Pedro%20Rocha&foto=pedrorocha&disc=Direitos%20Humanos

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Sendo Vedado o anonimato .

  • GAB ERRADO!

    EXISTEM RESTRIÇÕES:

    Art. 19 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos

    ... 3.  O exercício do direito previsto no § 2º do presente artigo implicará deveres e responsabilidades especiais. Consequentemente, poderá estar sujeito a certas restrições, que devem, entretanto, ser expressamente previstas em lei e que se façam necessárias para:

    a) assegurar o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas;
    b) proteger a segurança nacional, a ordem, a saúde ou a moral pública.

  • Ai, ai, ai, liberdade de expressão é um tema polêmico.

     

    O pessoal que critica o "politicamente correto" e fala que tudo é "mi mi mi" não gosta de tocar no assunto.

     

    Vamos combinar: tem opiniões que no mínimo representam falta de educação muito grande e expõe preconceitos.

     

     

    Vida longa à cultura democrática, C.H.

  • Poderá estar sujeito a restrições para assegurar o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas e TB a fim de proteger a segurança nacional, a ordem, a saúde ou a moral pública.

  • Você não pode usar sua liberdade de expressão para, por exemplo, incitar o racismo ou a prática de qualquer ato ilícito. Apenas pensando por esse lado já se notá o equívoco da questão.

     

    Bons estudos

  • Nenhum direito é absoluto e ilimitado,

  • Toda pessoa tem direito à liberdade de expressão, independentemente de considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, em forma impressa ou artística, ou por qualquer outro meio de sua escolha, não podendo o exercício desse direito estar sujeito a qualquer tipo de restrição ou limites por parte dos Estados subscritores do pacto em apreço.


    Há restrições!!

  • O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos contém alguns dispositivos relativos à liberdade de expressão -especialmente os arts. 19 e 20. Note, porém, que estes artigos trazem algumas limitações ao exercício deste direito e não impedem que o Estado crie, por lei, algumas restrições. Observe: 

    "Art. 19: 1. ninguém poderá ser molestado por suas opiniões. 

    2. Toda pessoa terá direito à liberdade de expressão; esse direito incluirá a liberdade de procurar, receber e difundir informações e idéias de qualquer natureza, independentemente de considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, em forma impressa ou artística, ou por qualquer outro meio de sua escolha. 

    3. O exercício do direito previsto no parágrafo 2 do presente artigo implicará deveres e responsabilidades especiais. Conseqüentemente, poderá estar sujeito a certas restrições, que devem, entretanto, ser expressamente previstas em lei e que se façam necessárias para: a) assegurar o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas; b) proteger a segurança nacional, a ordem, a saúde ou a moral públicas. 

    Art. 20: 1. Será proibida por lei qualquer propaganda em favor da guerra.

    2. Será proibida por lei qualquer apologia do ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade ou a violência".

    Gabarito: a afirmativa está errada.
  • NENHUM DIREITO É ABSOLUTO

  • '' , não podendo o exercício desse direito estar sujeito a qualquer tipo de restrição ou limites por parte dos Estados subscritores do pacto em apreço.''

    Errado

  • Questão super atual!

  • TUDO TEM UM LIMITE.