SóProvas


ID
1034329
Banca
CPCON
Órgão
PM-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar da rigidez da estrutura econômico-social baseada no latifúndio e no trabalho escravo, as massas populares sempre procuraram assinalar intensa participação na História da Paraíba.

Faça a associação das duas colunas.

1 - Revolução de 1817
2 - Confederação do Equador
3 - Revolução Praieira – 1848/49
4 - Revolta de Quebra-Quilos
5 - Ronco da Abelha

( ) Revolta que ficou assim conhecida pela modificação que provocou no sistema de pesos e medidas.
( ) Revolta contra a atitude autoritária de D. Pedro I. O objetivo do seu líder era reunir as províncias do Nordeste em uma república
( ) Foi o último movimento revolucionário do Império. Teve início com os choques entre liberais e conservadores de Olinda
( ) A revolta deu-se nos sertões de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Paraíba com o intuito de fazer o controle sobre os trabalhadores, visto que, com o fim do tráfico negreiro, os homens livres tiveram que trabalhar.
( ) Movimento de caráter republicano e separatista. Teve início em Pernambuco e logo se estendeu às províncias de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Assinale a alternativa que indica a seqüência CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Foi na confederação do Equador que o Frei Caneca foi morto. (FUZILADO) 

  • confederação do equador(1824)

    • movimento revolucionário e emancipacionista de cunho republicano e separatista ---> liberal
    • reação política Centralizada de D. Pedro. ---> criação do poder Moderador.

     Revolução Pernambucana (1817)

    • foi o último movimento separatista de caráter republicano
    • Teve apoio da elite local contra a presença portuguesa.
    • Defendia a república, manutenção da escravidão, fim da cobrança de impostos, liberdade de credo e de expressão.
    • Apesar do curto período no poder, os rebeldes foram derrotados pelas tropas fiéis ao governo, condenados e punidos em praça pública.

  • Ronco da Abelha "A revolta deu-se nos sertões de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Paraíba com o intuito de fazer o controle sobre os trabalhadores, visto que, com o fim do tráfico negreiro, os homens livres tiveram que trabalhar" No caso gente, era o povo que pensava isso! D. Pedro II , ele decretou 2 decretos, 787 e 798, Censo Nacional e Registro Civil de Nascimentos e Óbitos , ele queria realizar um controle demográfico. Porém, o povo por falta de entendimento, acharam que eles iriam escravizar os pobres, negros e pardos, por isso até as mulheres e crianças se manifestaram contra. As ordens de D. Pedro II tiveram que serem revogadas, e só após 20 anos, em 1972, o país teve seu primeiro Censo realizado.