GABARITO: CERTO
"[...] os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) e suas extensões (FRAD e FRSAD) são modelos conceituais que reestruturam os registros bibliográficos, reorganizando os seus elementos através da análise de entidades, atributos e relacionamentos, proporcionando não só uma nova sintaxe à catalogação, mas principalmente uma nova semântica".
"O uso do FRBR tem por objetivos:
1) fornecer um quadro estruturado, claramente definido, para relacionar dados indicados em registros bibliográficos às necessidades dos usuários destes registros;
2) recomendar um nível básico de funcionalidade para registros criados por agências bibliográficas nacionais (IFLA, 1998, p.7)".
Fonte: SOUZA, Elisabete Gonçalves de; COSTA, Wellington Freire Cunha. Aplicação do modelo conceitual FRBR em repositórios institucionais: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais...Florianópolis: UFSC, 2013.
Conforme Oliver (2011, p. 19):
Os modelos FRBR e FRAD são modelos de entidade-relação. Foram desenvolvidos com o emprego de enfoque e metodologia semelhantes. O ponto de partida de ambos os modelos são os usuários e suas necessidades.
Gab. Certo.
OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.