SóProvas


ID
1035877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de testes de sistemas, julgue os itens que se seguem

As seguintes responsabilidades são típicas dos stubs usados nos testes dos softwares orientados a objeto: criar um objeto da classe em teste; interligar o objeto em teste a outros objetos necessários ao teste; levar o objeto em teste a um estado inicial; enviar seqüências de mensagens para o objeto em teste; coletar respostas do objeto em teste; avaliar as respostas providas pelo objeto em teste

Alternativas
Comentários
  • Essas responsabilidades não são do stub e sim do próprio teste. 

    Durante um teste um componente provavelmente usa outros componentes enviando-lhes entradas e usando seus resultados. Esses outros componentes podem causar problemas nos testes:

    - Eles ainda não podem ser implementados.

    - Os componentes podem ter defeitos que impedem o funcionamento dos testes ou que fazem o usuário perder muito tempo descobrindo que uma falha de teste não foi causada pelo componente.

    - Eles podem dificultar a execução dos testes quando você precisar. Se o componente é um banco de dados comercial, a sua empresa talvez não tenha licenças suficientes para todos. Ou um dos componentes pode ser o hardware, que só está disponível em horários programados em um laboratório separado.

    - Eles podem fazer os testes tão devagar, de maneira que os testes não sejam executados com freqüência suficiente. Por exemplo, a inicialização do banco de dados pode levar cinco minutos por teste.

    - Isso pode dificultar a provocação dos componentes para produzir certos resultados. Por exemplo, você pode querer que cada método grave no disco, para tratar os erros de "disco cheio". Como ter certeza de que o disco está cheio no momento exato em que o método é chamado?

    Nesse caso podemos utilizar os stubs para substituir esses componentes, eles simularão um comportamento esperado desses componentes para o teste.

    Vejam: http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/workflow/implemen/co_stubs.htm

  • O item descreve o comportamente de um driver, não de um stub.

    Segundo Pressmann, temos Drivers (classes de teste controladoras, implementamos o pai para testar o filho) e Stubs (classes de teste controladas, não temos o filho, queremos testar o pai).