SóProvas


ID
1035901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, acerca de sistemas operacionais.

Em um sistema de gerência de memória virtual, pode ser empregado um algoritmo de substituição de páginas global ou local. Quando é empregado um algoritmo local, para um processo, pode ser selecionado um quadro (frame) de outro processo. Portanto, um processo não controla a sua taxa de falta de páginas, pois o seu conjunto de páginas na memória depende de outros processos. Um algoritmo de substituição local tipicamente apresenta maior throughput que um de substituição global

Alternativas
Comentários
  • Errado. Erro apontado em negrito-itálico abaixo.

    .

    Algoritmo de troca de página
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_troca_de_p%C3%A1gina

    .

    Em sistemas operacionais de computador que usam paginação para o gerenciamento da memória virtual, os algoritmos de troca de página decidem que páginas da memória serão gravadas no disco quando uma nova página precisa ser alocada. A paginação ocorre quando uma falha de página acontece e uma página livre não pode ser usada para satisfazer a alocação, geralmente porque não há páginas suficientes para tal.

    Quando uma página selecionada e jogada para o disco é referenciada novamente, ela é novamente carregada do disco, o que envolve uma operação de entrada/saída. Isto determina a qualidade do algoritmo de paginação: quanto menos tempo for gasto com as recargas de páginas, mais eficiente e melhor é o algoritmo. Um algoritmo de troca de página dispõe de uma quantidade limitada de informação sobre os acessos disponibilizada pelo hardware, e tenta adivinhar que páginas devem ser substituídas para minimizar o total de faltas de página, balanceando os custos das operações envolvidas.

    .

    .: Local ou global
    Os algoritmos de troca podem ser globais ou locais.

    Quando um processo incorre numa falta de página, um algoritmo de troca local seleciona para a troca uma outra página que pertença ao mesmo processo (ou grupo de processos compartilhando uma mesma partição de memória). Uma troca de página global é livre para selecionar qualquer página em toda a extensão da memória.

    A troca local assume implicitamente um particionamento da memória que determina quantas páginas ficam disponíveis para um dado processo ou grupo de processos. As formas mais populares deste tipo de particionamento são os algoritmos de partição fixa e balanceada, ambos baseados no modelo working set. A vantagem da troca de página local é a escalabilidade: cada processo pode cuidar de suas próprias faltas de página de forma independente, sem concorrer com outros processos numa estrutura centralizada.

  • A questão trocou os termos ...

    Em um sistema de gerência de memória virtual, pode ser empregado um algoritmo de substituição de páginas global ou local. Quando é empregado um algoritmo GLOBAL, para um processo, pode ser selecionado um quadro (frame) de outro processo. Portanto, um processo não controla a sua taxa de falta de páginas, pois o seu conjunto de páginas na memória depende de outros processos. Um algoritmo de substituição GLOBAL tipicamente apresenta maior throughput que um de substituição LOCAL.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢