- ID
- 1036120
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- IPEA
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
Atualmente, novos veículos informativos são ofertados ao público por diversas instituições, inclusive por segmentos do setor público. São mídias difusoras de um jornalismo corporativo, mantidas e administradas por atores sociais que, até então, desempenhavam apenas o papel de fontes de informações e, hoje, podem ser denominados mídias das fontes. O objetivo desses grupos é deter uma visibilidade pública e a meta, inserir-se na esfera pública.
Chico Sant’Anna.Jornalismo corporativo — tarefa de quem?In: Boanerges Lopese Roberto Fonseca Vieira.Jornalismo e relações públicas: ação e reação. Umaperspectiva conciliatória possível. Rio de Janeiro. Mauad, 2004, p.107-
140-200
Com base no texto acima, julgue o item seguinte.
A imprensa, tradicionalmente vista como expectadora externa aos fatos, começa a perder a totalidade do domínio da cena informativa, e a opinião pública passa a contar com informações coletadas, selecionadas, tratadas editorialmente, filtradas e difundidas por instituições, entidades ou movimentos sociais que possuem interesses corporativos.