SóProvas


ID
103639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere a tecnologias de Internet e intranet e à segurança
da informação, julgue os itens subsequentes.

Uma rede do tipo VPN (virtual private network) é fundamental para evitar que vírus ou programas maliciosos entrem nos computadores de determinada empresa, já que esse tipo de rede é configurado de modo a bloquear qualquer arquivo que não seja reconhecido pelo firewall nela instalado.

Alternativas
Comentários
  • "Virtual Private Network" ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay e X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.A utilização da Internet como infra-estrutura de conexão entre hosts da rede privada é uma ótima solução em termos de custos mas, não em termos de privacidade, pois a Internet é uma rede pública, onde os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento.
  • Uma das vantagens da VPN é a dificuldade de clonarem a sua conexão.
  • A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.A segurança é a primeira e mais importante função da VPN.(http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html)
  • Questão Errada:

    > VPN ou Rede Privada Virtual é uma rede privada construida sobre a infraestrutura de uma rede pública, normalmente a Internet.

    > A vantagem de se utilizar a VPN é que a conexão com a Internet pode ter um custo mais baixo que links dedicados, razão pela qual as empresas cada vez mais estão utilizando a infra-estrutura da Internet para conectar a rede privada.

    > A utilização da Internet como infraestrutura de conexão entre hosts da rede privada é uma ótima solução em termos de custos, mas não em termos de privacidade, pois a internet é uma rede pública, na qual os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento. Nesse caso, para a segurança e a confidencialidade das informações da empresa deve-se utilizar a criptografia.

     

  • Na realidade a VPN é uma forma de ligar redes privadas através da rede pública. Não se caracteriza, necessariamente, como meio de segurança, embora ela possua elementos para a segurança das informações trocadas (Ex.: Criptografia e Firewall).

    Ou seja, o objetivo primordial da VPN é reduzir gastos com rede sem perder segurança, mas não é fator fundamental (e sim os elementos de segurança que ela engloba) para a rede.

  • Conceito de VPN, pelo PROFESSOR: LÊNIN CARNEIRO (pontodosconcursos):

    Aparece aqui o conceito de VPN (Virtual Private Network – Rede Virtual Privada) onde é possível criar uma espécie de túnel onde a conexão realizada entre dois computadores, embora ambos estejam conectados à Internet, é criada de forma que somente os computadores envolvidos consigam entender o que trafega na conexão (como se os dados enviados estivessem em um túnel).

    Acrescente-se que a Rede Privada Virtual (VPN) é uma rede que utiliza uma infraestrutura pública de telecomunicações, como a Internet, para fornecer acesso seguro à rede de uma organização. O objetivo de uma VPN consiste em fornecer à organização acesso à rede com segurança, mas a um custo menor do que quando são utilizadas linhas de comunicação dedicada. Os dados trafegam em uma rede pública, porém podem ser criptografados pela VPN formando uma espécie de túnel entre os comunicantes.

  • êita povinho pra enrolar jesus...

    o ERRO ta em: qualquer arquivo.



  • VPN tecnologia que permite a uma intranet utilizar a tecnologia de uma rede pública(Internet) para a transmissão de informações confidenciais.
  • No meu entendimento, o erro está aqui: "(...) fundamental para evitar que vírus ou programas maliciosos entrem nos computadores de determinada empresa (...)"

    A VPN garante a privacidade e integridade de dados entre os comunicantes, não servido para imunizar contra o ataque de vírus. Ademais, para haver ataque de programas maliciosos não é necessário sequer o PC esteja conectado, uma vez que a contaminaçao por vírus pode se dar por um pen drive, por exemplo.
  • Nathan, vc poderia explicar melhor pq o erro está em "qualquer arquivo"?
    Obrigada
  • Errado.

    A segurança da conexão é baseada fundamentalmente no IPSec, que é reconhecidamente um protocolo seguro, e padrão de facto das VPNs. A autenticação do cliente, a autenticação do servidor e a confidencialidade e integridade dos dados são providas por esse protocolo e pelos algoritmos criptográficos negociados pelo mesmo. 

    Porém, não se deve esquecer que o fato de um protocolo ser seguro não garante a segurança do sistema, já que essa segurança depende da correta implementação do protocolo. 

    Diversos casos de erros na implementação que comprometiam a segurança foram descobertos, principalmente em algoritmos criptográficos. Portanto, uma falha na implementação do IPSec pode comprometer o sistema, e deve ser verificado através de insistentes testes e análises de todas as possibilidades de conexões possíveis. Mesmo a implementação e o projeto do cliente VPN podem ter problemas que podem comprometer totalmente a segurança.

  • Uma rede do tipo VPN (virtual private network) é fundamental para evitar que vírus ou programas maliciosos entrem nos computadores de determinada empresa, já que esse tipo de rede é configurado de modo a bloquear qualquer arquivo que não seja reconhecido pelo firewall nela instalado.
    A VPN não é fundamental para evitar virus, quer dizer que se todos tiverem VPN evita virus !! Errado, pois tb existe necessidade sim de programas antivirus, de metódos de segurança de informação e etc.
    Pois conforme já foi dito pelos colegas acima a VPN é uma rede privada - com acesso restrito - construída sobre a estrutura de uma rede pública. Muito utilizada para interligar empresas ou lojas ou  filiais, cria-se "túneis" virtuais de transmissão de dados utilizando criptografia para garantir a privacidade e integridade de dados e a autenticação.
    Mesmo com todos esses esses cuidados nenhum sistema é 100% seguro !!!
  • HAM ?

    Pera lá !

    Vpn não é anti-virus

    Não é Firewol, é apenas uma rede virtual privada em que se permite a transferência de dados com maior segurança atrávez da criptografia dos dados.

     

  • ERRADO.

    As VPN não impedem a propagação de vírus ou programas maliciosos.

  • Acredito que o erro da questão está em BLOQUEAR QUALQUER ARQUIVO em vez de BLOQUEAR QUALQUER ACESSO NÃO AUTORIZADO.

  • Errado.

    A função da VPN é permitir acesso a uma rede privada por meio de uma rede pública. E apesar de usar técnicas de criptografia, ela não é antivírus.

  • Questão ERRADA

    VPN criptografa a mensagem, seu objetivo é evitar os bisbilhoteiros, e não evitar vírus. É possível ser infectado com um vírus usando uma VPN.

  • Questão ERRADA!

    VPN, é o tipo de conexão remota a uma rede.

    O primeiro, como já mencionado, é acesso remoto a uma rede, ou seja, um computador acessar uma rede de outro. O segundo, é acesso remoto a um computador, ou seja, um computador controla outro.

  • O que faz a VPN?

    VPN (virtual private network) é uma rede virtual que pode compartilhar a infraestrutura física das redes públicas de transferência de dados, mas que possui protocolos de segurança e de controle de acesso mais restritos, como criptografia e uso de firewall, para restringir acessos não autorizados

    Ela criptografa as requisições e respostas feitas entre um cliente e um servidor, sendo responsável pelo transporte. Em outras palavras, tanto o site visitado quanto o provedor de internet só sabem que quem o acessou foi uma VPN, mas não sabem quem estava por trás -ocultando o IP do usuário.

  • Palavra chave para VPN é Tunelamento,a informação passa sem que ninguém a veja.

  • Errado.

    VPN não é Antivirus:

    VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. Essa é uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública, como a Internet. Utiliza-se a infraestrutura da internet para conectar redes distantes e remotas.

    As redes VPN são muito utilizadas pelas grandes empresas, especialmente nas companhias em que funcionários trabalham remotamente, seja nas ruas ou no sistema home office, para se conectar à estrutura interna mesmo estando longe. Usuários comuns também aproveitam a tecnologia das redes VPN para construírem redes privadas virtuais.

    Obs: via de regra, o acesso é feito através de um login e uma senha !

    (...)por meio da criptografia nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidenciabilidade dos dados que trafegam pela rede. Por meio do sistema de tunelamento, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados.

    O IPSec (IP Security Protocol) é uma suíte de protocolos criados para a construção de túneis seguros sobre redes de internet e intranet. Essa ferramenta permite que todos os dados passem pelo gateway para serem cifrados antes de percorrerem o caminho para a máquina de destino ou decifrado antes do recebimento dos dados.

    Logo, recomenda-se que, juntamente com uma VPN, os usuários utilizem um Firewall e um Antivirus, para aumentar a segurança dos dispositivos.

  • Gabarito: Errado

    Do inglês Virtual Private Network. Termo usado para se referir à construção de uma rede privada utilizando redes públicas (por exemplo, a Internet) como infraestrutura. Esses sistemas utilizam criptografia e outros mecanismos de segurança para garantir que somente usuários autorizados possam ter acesso à rede privada e que nenhum dado será interceptado enquanto estiver passando pela rede pública.

    Posto isso, nota-se que não há relação com a prevenção de vírus ou malwares, mas sim com a não violação de dados que estão sendo lançados na rede.

    Fonte: cartilha de segurança.

    Bons estudos.