SóProvas


ID
1036438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue os seguintes itens acerca de temas relacionados à dinâmica demográfica no Brasil, tendo como base estudos recentes do IBGE.

Desde os anos 60 do século XX, a taxa de crescimento da população brasileira vem experimentando paulatinos declínios, tendo recuado para valor próximo a 1% em 2008. Segundo as projeções, o país apresentará um potencial de crescimento populacional até 2039, quando se espera que a população atinja o chamado crescimento zero. A partir desse ano, serão registradas taxas de crescimento negativas, que correspondem à queda no número da população. Esse comportamento está relacionado com quedas pronunciadas da taxa de fecundidade, que, no Brasil, foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como conseqüência das transformações ocorridas na sociedade brasileira, de modo geral, e na própria família, de maneira mais particular. A taxa de fecundidade total expressa o número de filhos que, em média, teria uma mulher, pertencente a uma coorte hipotética de mulheres, que durante sua vida fértil tiveram seus filhos de acordo com as taxas de fecundidade por idade do período em estudo e não estiveram expostas aos riscos de mortalidade desde o nascimento até o término do período fértil.

Alternativas
Comentários
  • Segundo dados estatísticos, a média de fecundidade deve ser de 2,1 uma vez que um casal é formado por duas pessoas, o que equilibra o número de habitantes no mundo. Em outras palavras, para assegurar a reposição populacional as taxas de fecundidade devem ser superiores a 2,1.

    Isso significa que no Brasil, a média da taxa de fecundidade está inferior ao nível de reposição populacional, com 1,32 em 2015 segundo IBGE.

    Sendo assim, a taxa de natalidade (TN) indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano, enquanto a taxa de mortalidade (TM) corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes. A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade é chamada de crescimento vegetativo (CV).

     

    Fonte: http://www.todamateria.com.br/taxa-de-fecundidade/.