Método do custo de viagem = despesas e gastos adquiridos em um serviço, que não fazem parte do método da produção sacrificada, pois o mesmo se refere a produção elevada sem observar fatores de riscos.
já o método de valoração ambiental busca analisar fatores de risco, expectativas de consumidores, comodidade, conforto, ações sociais, preocupações com o meio ambiente, e etc.
Os métodos da função de produção são técnicas de valoração muito empregadas e de menor complexidade, uma vez que usam como parâmetros o valor dos recursos privados disponíveis no mercado e que não se alteram diante das variações, para mensurar indiretamente os valores econômicos dos benefícios ou custos ambientais em relação às variações de disponibilidades de seus recursos. Por outro lado, os métodos da função de demanda admitem que as alterações da acessibilidade dos recursos ambientais modificam a disposição a pagar de cada indivíduo em relação ao bem ou serviço ambiental (MOTTA, 1997).
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/6607
Assim, o método de custo de viagem é um método que analisa a função de demanda, porém o método da produção sacrificada esta relacionado com a função de produção.