SóProvas


ID
1037572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à matriz brasileira de transportes e aos sistemas de transporte, julgue os próximos itens.

Uma das alternativas para um maior equilíbrio da matriz de transporte brasileira seria a utilização do sistema ferroviário de transportes, que apresenta economia no transporte em determinadas situações. Entretanto, sua utilização no Brasil se inviabiliza pelo fato de que esse sistema deve ser utilizado exclusivamente no transporte de cargas de alto valor agregado.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    o que se percebe é que os meios de transporte no Brasil precisam de diversificação para que haja menos dependência das rodovias nos deslocamentos de mercadorias e pessoas. Em geral, é necessária a instalação de uma matriz multimodal, ou seja, com vários sistemas de transportes diferentes integrados, e não a priorização de um modal em detrimento de outro.

  • O sistema ferroviário é ideal para cargas de baixo valor agregado: as commodities.

     

    GABARITO: ERRADO

  • Esse sistema NÃO é utilizado exclusivamente no transporte de cargas de alto valor agregado. Pelo contrário, boa parte dos produtos transportados por meio de ferrovias apresentam baixo valor agregado, são exemplos o minério de ferro, milho e café.

    Resposta: Errado

  • Alto valor agregado é feito pelo setor de aviação.

  • Uma das alternativas para um maior equilíbrio da matriz de transporte brasileira seria a utilização do sistema ferroviário (...) Entretanto, sua utilização no Brasil se inviabiliza pelo fato de que esse sistema deve ser utilizado exclusivamente no transporte de cargas de alto valor agregado. (2ERROS)

    3. FERROVIÁRIO

    • Adequada para cargas de grandes volumes e .
    • É o modal ideal para transportar commodities em alta quantidade, como minério de ferro, produtos siderúrgicos, derivados do petróleo, fertilizantes, mercadorias agrícolas, grãos e outros.

    #As principais vantagens:

    Baixo custo, porque tem baixa incidência de taxas e utiliza combustíveis mais baratos;

    Grande capacidade de carga;

    Menor risco de acidentes e maior segurança no transporte da carga.

    #As principais desvantagens:

    Rotas fixas e inflexíveis;

    Pode depender de outros modais para que as cargas cheguem efetivamente aos seus destinos;

    Poucas rotas;