SóProvas


ID
1037842
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Após visita domiciliar, o Conselho Tutelar apurou a falta de zelo e dos cuidados necessários e indispensáveis para a sobrevivência de uma criança recém-nascida, que apresenta sinais de desnutrição. Foram também constatadas péssimas condições da residência da família, além do fato de os genitores da criança serem portadores de tuberculose e usuários de substâncias entorpecentes, e a mãe ser, também, portadora de deficiência intelectual.

Com base nesse caso hipotético, ao encontrar situação de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, nos termos da lei distrital, deverá o Conselho Tutelar.

Alternativas
Comentários
  • art. 7º,

    Lei nº. 4.451/2009

  • Correta letra "A". a)verificar o cumprimento dos direitos, como o estado de saúde física e psicológica, o estado de nutrição e a vacinação obrigatória. 

  • nao entendo essa resposta. ja nao ficou constatado o estado de saude (desnutricao) da crianca ..

  • de novo a funiversa fazendo oq sabe melhor: confundindo o candidato com questoes sem logica. Se a situação da criança já foi constatada, nao tem sentindo essa resposta.

  • OK

    Não há casos previstos no ECA em que a criança deva ser encaminhada imediatamente para adoção.

    o Termo de Responsabilidade previsto no ECA diz respeito a infrações cometidas por adolescentes. Não tem a ver com o assunto referido.

    Deve-se buscar sempre pela manutenção do vínculo familiar. Acolhimento é medida excepcional.

    O ECA não prevê casos em que o O CT precise de autorizações para isso.

  • uma Lei distrital não ode superar o ECA a criança deve ser encaminhada para tratamento médico e solicitada pelos conselheiros o afastamento do seio familiar