SóProvas


ID
103810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As alterações nas relações de trabalho deram origem a uma legislação
que suscitou a inclusão, na estrutura organizacional, de um setor capaz
de gerenciar os problemas de pessoal. Atualmente, as mudanças técnicoeconômicas,
a concorrência internacional, as evoluções sociopolíticas,
bem como o melhoramento da imagem da empresa, modificaram
profundamente as relações das organizações com seus ambientes e a
importância da gestão de pessoas ganhou novo status no contexto
organizacional. A respeito da gestão de pessoas e seus subsistemas,
julgue os itens subsequentes.

Para que haja percepção de equidade no processo de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • O ser humano é dotado de personalidade própria e é "impossível eliminar diferenciações inválidas de desempenho", pois sempre vai haver um meio termo nessa diferenciação. Se não for assim, não haverá equidade.
  • Esse gabarito não estaria falso?

    A Teoria  da Equidade é uma teoria motivacional  “Na teoria da equidade, a motivação, o desempenho e a satisfação de um funcionário depende da avaliação subjetiva que ele faz das relações entre sua própria razão de esforço – recompensa e a razão de esforço – recompensa dos outros em situações parecidas”.


    Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. (...)
    (http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-motivacionais/22665/)

     

    Então, para que haja o sentimento de proporção não seria justamente necessário que se eliminasse da organização as diferenciações de desempenho injustas/invalidas?

    Por exemplo: Pelo mesmo serviço duas pessoas ganham salarios extremamente diferentes = diferenciação invalida, não equanime, injusta...deve ser eliminada da organização.

     

  • A idéia central da proposição é a de que a distribuição de recompensas deve ser igual para todos, independentemente do desempenho de cada um; e isso é um erro, porquanto a mesma deve ser dada de acordo com o merecimento de cada colaborador da organização. Portanto, devem ser observadas as diferenciações no desempenho de cada qual.

  •  Eu entendo que o gabarito está equivocado, pois os padrões são critérios objetivos que deveriam ser observados para dar recompensa a quem neles se encaixar, com o objetivo de fazer com que só seja recompensado quem se encaixe ao desempenho esperado, mediante critérios válidos, e não baseados na subjetividade de quem confere a recompensa.

  • NA Gestão de Desempenho não se fala em EQUIDADE de distribuição de recompensas, essas são distribuídas com base nas competências dos colaboradores q nunca são iguais.

  • Eu acho que o gabarito está equivocado. A questão está certa.

    A teoria da Equidade ou do equilíbrio foi instituída por Stacy Adams. Revela-nos como uma pequena iniquidade aos olhos do gestor pode ser mt importante no espírito dos que por ela são afetados. O não elogiado se desmotiva.

  • Para que haja percepção de equidade no processo de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho.

    Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça e igualdade.

    Questão certa no meu ponto de vista.

  •  A percepção de equidade se apresenta na organização sob 2 aspectos:

     

    a) Justiça de distribuição - o indivíduo percebe a justiça na distribuição das recompensas no que se refere à quantidade. A distribuição se dá de forma "generalizada". 'Todos recebem a mesma recompensa'. ex: Cesta básica do Natal. 

     

    b) Justiça de processo - o indivíduo percebe justiça na distribuição das recompensas no que se refere ao processo (s) utilizado (s) pela organização. A distribuição se dá de forma mais criteriosa, utilizando-se, por exemplo, avaliações de desempenho. É o que ocorre, p. ex., nas promoções. Em tese, fica claro para os empregados os critérios utilizados para promover 'fulano' e não 'beltrano'.

     

    Penso que o erro da questão esteja em vincular necessariamente a percepção de equidade com o desempenho. Se a percepção de equidade for do tipo justiça de distribuição, p. ex., pouco importa se as diferenciações são válidas ou inválidas.

     

    ; )

     

  •  ERRADO: É possível haver eqüidade,reconhecimento e justiça sem parâmetros de  julgamento  para as potencialidades adquiridas?

     Por um acaso, não seria o mesmo que disputar uma vaga de concurso sem parâmetros ? ou seja, deixar de levar em conta quem estuda e quem não?

  • Como ja foi dito abaixo.

    A Teoria da Equidade é uma teoria motivacional “Na teoria da equidade, a motivação, o desempenho e a satisfação de um funcionário depende da avaliação subjetiva que ele faz das relações entre sua própria razão de esforço – recompensa e a razão de esforço – recompensa dos outros em situações parecidas”.

    Ou seja, a avaliacao é pessoal, nao importa se a administracao da organizacao use diferenciacoes invalidades no seu ponto de vista, o que vai valer o sentimento do profissional, ele tem que sentir que a recompensa é justa mediante o esforço.

  • Não se deve eliminar as diferenciações inválidas de desempenho, muito pelo contrário, essas diferenças devem ser levadas em consideração para que as recompensas sejam distribuídas de forma igual.

    Alan Clecio

  • Q309231 - Questão idêntica!

    Sobre a questão, acredito que o que está negativando a mesma é justamente a definição de "válido" e "inválido".

         Segundo a teoria da equidade ou equilíbrio tem por definição: a percepção  de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais a todos, e esta percepção se dá particularmente no indivíduo afetando o clima organizacional.
         
         Portanto, a questão propõe uma possível solução para a percepção de equidade, "devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho".  Eu grifo estas duas palavras que ao meu ver invalidam a questão. 
    • "DEVEM" - Conduz ideia de imperatividade, portanto imaginem a relação lógica:
    •  Prejuizo na percepção de equidade -> Solução -> eliminar diferenciações "inválidas"
    •  Quando na verdade segundo a teoria da equidade, outros fatores afetam essa percepção que culmina no prejuizo da motivação.

    • "INVÁLIDAS" - No meu ponto de vista as diferenciações deveriam ser classificadas como válidas e com fundamento. Partindo do pressuposto que todos somos diferentes e temos traços que outras pessoas não tem, e estas devem sim ser diferenciadas e valorizadas, tanto a minha quando a sua. Imagine um indivíduo sentindo-se no prejuizo pois seu companheiro de trabalho recebeu uma gratificação por conseguir um patrocínio ou colaboração de um fornecedor graças as suas qualidades comunicativas.
    Somente então as consideradas "validas" e procedentes deveriam ser elimandas, já que o indivíduo teria razão de se sentir inferiorizado quando, por exemplo, um colega (amigo do chefe) recebeu um aumento do superior sem explicação. Lembrando que na teoria da equidade ou equilibrio também influem valores externos (outras organizações por exemplo)


    Conclusão: A diferenciação considerada válida, deve ser eliminada e esta atitude contribuirá, mas não solucionará por completo o prejuizo na percepção de equidade. Lembre-se que os critérios utilizados para a definição de recompensas tem por base os padrões externos (mercado de trabalho) e os padrões internos de equidade. - Vide a questão  Q309229!
  • A questão é mais simples que parece. 

    Para que haja uma percepção de equidade não é necessário eliminar critérios de avaliação de desempenho inválidos, desde que os mesmo valham para todos.


    Por issso a resposta é:  ERRADA
  • A impressao que eu tenho é que depois de ver o gabarito a gente vai arrumando uma forma de encaixar nele a resposta...
    e tem cada uma que é uma verdadeira "marretada"
    #prontofalei
  • ERRADO!

    É O INVERSO, PARA QUE HAJA PERCEPÇÃO DO SENTIMENTO DE EQUIDADE, DEVEM SER UTILIZADOS PADRÕES QUE MANTENHAM AS DIFERENCIAÇÕES INVÁLIDAS DO DESEMPENHO, POIS O SENTIMENTO DE EQUIDADE SÓ DESPERTA QUANDO SE ESTÁ NOTANDO UMA INJUSTIÇA.

  • é desste jeito mesmo patrícia andrea.

  • Mesmo errando reconheço que é verdade, um teste pode ser equânime e ainda assim inválido. A validade diz respeito a aferição correspondente ao objetivo, mas equitatividade diz respeito a igualdade de critérios de avaliação.

  • Aff, mesmo com toda ajuda ainda não entendi o erro, pois mesmo sendo percepção de equidade por processo ou de distribuição, não entendi o que o examinador quis dizer com: diferenciações invalidas

  • Mas gente o fato é que a percepção da equidade é intrínseca, vem do "ser invejoso", ele acredita que aquilo é injusto, mas não necessariamente o processo seria injusto ou invalido... DESCORDO de todos os colegas que entenderam a questão desta forma, quer dizer que não existe a percepção de equidade onde o processo contiver diferenciações validas como experiência, formação dentre outras..?????.

    O FATO É QUE A PATRICIA ANDREA TEM RAZÃO

  • Equidade no direito --> A aplicação do princípio da equidade é inerente ao conceito da justiça que o direito se propõe a praticar. Enquanto que a lei generaliza, considerando todos iguais, a equidade preenche possíveis lacunas na lei que poderiam causar injustiças devido ao fato de as pessoas serem diferentes. A aplicação da equidade deve ter como base os princípios gerais do Direito, o bem comum, a moral social vigente e o regime político adotado pelo Estado. É a equidade que garante que o alcance da lei seja suficiente para que a justiça realmente se faça, de acordo com as especificidades que a lei não contempla. Ou seja equidade não é isonomia mas leva em conta as especificidades de cada caso, mesmo que para atingi-la diferenciações de desempenho devam ser observadas.

  • Entendo que os conceitos foram invertidos, por isso o erro:

    Para que haja percepção de equidade no processo de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho. Errado

    Para que haja percepção de equidade de distribuição de recompensas, devem ser utilizados padrões que eliminem diferenciações inválidas de desempenho. Correto

    ...

    Isso porque existe a equidade de processos, que seria uma justiça percebida no processo usado para distribuir as recompensas entre os funcionários, enquanto que a equidade na distribuição de recompensas está focada na quantidade e na alocação das recompensas. É nela que as diferenciações inválidas de desempenho têm que ser eliminadas.

  • Quando eu li "diferenciações inválidas de desempenho" me passou a ideia de uma coisa arbitrária e por vezes até injusta...

    Para mim, ficou confusa essa colocação...