-
CERTO - Foi Herbert A. Simon o primeiro a caracterizar os processos administrativos como processos de decisão. No modelo de "racionalidade limitada", para Simon é impossível o indivíduo conhecer todas as alternativas de que dispõe e as suas consequências. Por isso, a teoria administrativa deve ser a teoria da racionalidade intencional e limitada do comportamento do ser humano, que contemporiza porque não possui meios para maximizar os resultados.
No modelo de racionalidade limitada de Simon as decisões são satisfatórias, mas não ótimas. A optimização das decisões é uma ficção, pois elas são limitadas ou influenciadas pelas limitações do ser humano em ter acesso e processar cognitivamente todas as opções, pela impossibilidade de obter todas as informações decorrentes de problemas de custo e tempo e pelas crenças, conflitos e jogos de poder que ocorrem dentro das organizações.
Fonte: http://siadmoments.blogspot.com/2007/12/o-modelo-de-racionalidade-limitada-de.html
-
estritamente nesse questão = plenamente
-
RACIONALIDADE LIMITADA: AO TOMAR DECISÕES, A PESSOA PRECISARIA DE UM GRANDE NÚMERO DE INFORMAÇÕES A RESPEITO DA SITUAÇÃO PARA QUE PUDESSE ANALISÁ-LA E AVALIÁ-LA. COMO ISSO ESTÁ ALÉM DA CAPACIDADE INDIVIDUAL DE COLETA E ANÁLISE, A PESSOA TOMA DECISÕES POR MEIO DE PRESSUPOSIÇÕES, ISTO É, DE PREMISSAS QUE ELA ASSUME SUBJETIVAMENTE E NAS QUAIS BASEIA A SUA ESCOLHA. AS DECISÕES RELACIONAM-SE COM UMA PARTE DA SITUAÇÃO OU COM APENAS ALGUNS ASPECTOS DELA.
GABARITO CERTO
-
HERBERT A. SIMON > MODELO DE RACIONALIDADE LIMITADA
→ 1° a caracterizar os processos administrativos como processos de decisão.
→ vê o homem como um ator econômico bombardeado por escolhas e decisões, mas possuindo um número limitado de informações e capacidades de processamento.
O adm contenta-se em adquirir um número limitado de informações
→ é impossível o indivíduo conhecer todas as alternativas e as suas consequências.
→ as decisões são satisfatórias, mas não ótimas.
→ sempre relativa ao sujeito que decide Parte superior do formulário
→ NÃO EXISTE UMA ÚNICA RACIONALIDADE TIDA COMO SUPERIOR