SóProvas


ID
1038628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos

Considerando as regras mínimas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o tratamento de pessoas presas, julgue o item abaixo.


Cada estabelecimento penitenciário deve dispor de, pelo menos, um médico qualificado que tenha conhecimentos de psiquiatria.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Regras Mínimas para o Tratamento dos Reclusos - 1955  

    Adotadas pelo Primeiro Congresso das Nações Unidas sobre a Prevenção do Crime e o Tratamento dos Delinqüentes, realizado em Genebra em 1955, e aprovadas pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas através das suas resoluções 663 C (XXIV), de 31 de Julho de 1957 e 2076 (LXII), de 13 de Maio de 1977.Resolução 663 C (XXIV) do Conselho Econômico e Social

     


    Serviços médicos

    22.

    1) Cada estabelecimento penitenciário deve dispor dos serviços de pelo menos um médico qualificado, que deverá ter alguns conhecimentos de psiquiatria.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • Apesar de ter acertado, quando li a questão, apostei que eu iria errar e que a resposta seria "não se trata de apenas um médio" ou algo do tipo... CESPE NÉ, nunca se sabe... kkkkk mas acho que eles não apelariam tanto em questão de DH.

  • Quer acertar a questão? Seja sempre a favor do preso!

  • Um medo de marcar certo e estar errado com a justificativa de " pelo menos, dois médicos qualificados".

  • CERTO.

    A questão buscou medir o conhecimento dos candidatos acerca do que dispõe o documento disponibilizado pela Organização das nações Unidas, no qual trata das Regras Mínimas para Tratamento de Pessoas presas.

    Segundo o Documento em análise, mais precisamente no ponto 22, cada estabelecimento penitenciário deverá dispor dos serviços de pelo menos um médico qualificado, que deverá ter alguns conhecimentos de psiquiatria.

    Ainda de acordo com o documento, os serviços médicos devem ser organizados em estreita ligação com a administração geral de saúde da comunidade ou da nação e devem também incluir um serviço de psiquiatria para o diagnóstico, e em casos específicos, o tratamento de estados de perturbação mental.