Resposta alternativa d)
1 - Camada Física
Ver artigo principal: Camada física
A camada física define especificações elétricas e físicas dos dispositivos. Em especial, define a relação entre um dispositivo e um meio de transmissão, tal como um cabo de cobre ou um cabo de fibra óptica. Isso inclui o layout de pinos, tensões, impedância da linha, especificações do cabo, temporização, hubs, repetidores, adaptadores de rede, adaptadores de barramento de host (HBA usado em redes de área de armazenamento) e muito mais.A camada física, a camada mais baixa do modelo OSI, diz respeito a transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não-estruturados em um meio físico. Ele descreve as interfaces elétricas óptica, mecânicas e funcionais para o meio físico e transporta sinais para todas as camadas superiores. Ele fornece:
2 - Ligação de dados ou enlace
Ver artigo principal: ligação de dados
A camada de ligação de dados também é conhecida como de enlace ou link de dados. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
3 - Camada de Rede
Ver artigo principal: Camada de rede
A camada de rede fornece os meios funcionais e de procedimento de transferência de comprimento variável de dados de sequências de uma fonte de acolhimento de uma rede para um host de destino numa rede diferente (em contraste com a camada de ligação de dados que liga os hosts dentro da mesma rede), enquanto se mantém a qualidade de serviço requerido pela camada de transporte. A camada de rede realiza roteamento de funções, e também pode realizar a fragmentação e remontagem e os erros de entrega de relatório. Roteadores operam nesta camada, enviando dados em toda a rede estendida e tornando a Internet possível. Este é um esquema de endereçamento lógico - os valores são escolhidos pelo engenheiro de rede. O esquema de endereçamento não é hierárquico.
A camada de rede pode ser dividida em três subcamadas:
Sub-rede de acesso - considera protocolos que lidam com a interface para redes, tais como X.25; Sub-rede dependente de convergência - necessária para elevar o nível de uma rede de trânsito, até ao nível de redes em cada lado; Sub-rede independente de convergência - lida com a transferência através de múltiplas redes. Controla a operação da sub rede roteamento de pacotes, controle de congestionamento, tarifação e permite que redes heterogêneas sejam interconectadas.
Fonte: Wikipedia
Prezados ,
Vamos classificar os
equipamentos :
Repetidor : Atua no
nível de bit ( camada 1 do modelo OSI ) e não consideram nenhuma outra
informação, sua finalidade é gerar os sinais limpos da rede novamente e os
retemporizar no nível de bit para que eles trafeguem em uma distância maior.
Bridge : Bridge, ou
ponte, é um dispositivo transparente da camada 2 do modelo OSI que usa o
software para aprender os endereços MAC e filtrar o tráfego
Roteador : Dispositivo
da camada 3 do modelo OSI responsável por tomar decisões com base em grupos de
endereços de rede ao invés de endereços MAC, examinando os pacotes de entrada e
escolhendo o melhor caminho para comutar os pacotes para a porta de saída
apropriada. Servem também para conectar diferentes tecnologias da camada 2.
Portanto, alternativa
correta é a letra D