SóProvas


ID
1039204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao modelo clássico de salário-eficiência, julgue o item a seguir.

No modelo em apreço, não há desemprego involuntário.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    O desemprego involuntário surge por deficiências de demanda. Tanto os modelos de salário de eficiência quanto os modelos insider-outsider tentam explicar porque os empregadores, em circunstâncias adversas por exemplo, não diminuem o salário em vez de demitir trabalhadores. Desta forma fundamenta-se microeconomicamente a rigidez real dos salários, que impede o ajuste da economia em relação ao pleno emprego, ou seja, permite a existência teórica do desemprego involuntário.


    fonte:
    http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2013/09/10/prova-mte-2013-gabarito-extraoficial-economia/

  • Em relação ao modelo clássico de salário-eficiência, julgue os itens a seguir.

    "No modelo em apreço, não há desemprego involuntário." ERRADO

    Esse modelo considera que existem vários tipos de trabalhadores, ou seja, o trabalho não é homogênio, conforme

    estipula a teoria neoclássica. Esse modelo considera que a qualidade do trabalhador tem relação direta com a remuneração paga.

    De certo modo, o desemprego (involuntário) que decorre dos salários de eficiência é semelhante ao que surge por causa da legislação do salário mínimo e por causa dos sindicatos.

    Conceito de Salário-eficiência = As empresas estão dispostas a pagar um salário acima do mercado com o objetivo de obterem maior comprometimento por parte do trabalhador. Acontece que não há tantos trabalhadores qualificados (minoria), gerando o desemprego involuntário (maioria).




  • Segue abaixo o link da página do professor Jefferson Mendes um ótimo professor de Economia que me ajudou com as questões. Nessa página há um material muito bom elaborado por ele sobre Economia do Trabalho entre outras matérias, peço para que divulguem caso gostarem.

    http://jeffersonmgmendes.com/page4.html

  • o que é esse tal de modelo em apreço??? nunca ouvi falar!

  • Fabio Henrique. "Em apreço" é uma expressão usada para fazer referência a um termo que fora citado anteriormente. Neste caso, trata-se do "modelo clássico de salário-eficiência", termo utilizado no enunciado da questão.


  • Fabio Enrique, acho que vc esqueceu de olhar o "texto associado" da questão...

    ahhh!!! como eu queria aprender essa disciplina...quem puder indiquem seus prof !!!

    obgda!!

  • Blog economia clara https://economiaclara.wordpress.com/tag/teoria-do-salario-de-eficiencia/: "Teoria do Salário de Eficiência

    Uma empresa pode ganhar muito ao manter o salário acima do nível de mercado. É o que defende a teoria econômica dos salários de eficiência. Os argumentos são válidos ainda que haja trabalhadores no mercado dispostos a ganhar  menos.

    As teorias que defendem o salário elevado prosseguem com argumentos diferentes. Gregory Mankiw apresenta alguns no livro Introdução à Economia.

    A defesa básica é que trabalhadores que ganham mais comem melhor, sendo, assim, mais saudáveis e produtivos. É mais convincente para profissionais com baixa remuneração.

    Outra teoria é a da rotatividade. A frequencia com que funcionários pedem demissão depende dos benefícios oferecidos pela empresa. Remunerações atraentes, assim, reduziriam custos de contratação e treinamento.

    Alguns autores defendem ainda que o esforço do trabalhador aumenta com o salário. Monitorar os empregados nem sempre é possível e envolve gastos. Mais dinheiro no fim do mês torna o trabalhador mais preocupado em manter o emprego e, por isso, mais esforçado.

    Por fim, o salário alto é relacionado à qualidade do trabalhador. Quando uma empresa oferece melhores salários, atrai profissionais mais qualificados. Quem tem mais alternativas no mercado pode não aceitar submeter-se a uma remuneração muito baixa.

    Já escolheu o argumento para convencer seu chefe?"

  • O modelo clássico tem como pressuposto a tendência de equilíbrio das forças de mercado no pleno emprego, sem desemprego involuntário, no entanto, para atingir o ponto de igualdade entre a oferta e a procura de mão de obra, deverá haver completa flexibilidade de preços e salários.

    Contrapondo ao modelo clássico, a adoção do salário eficiência implica rigidez de salários. Caso ocorra uma recessão, com redução da produtividade do trabalho, por exemplo, as empresas sustentarão os salários acima da produtividade, mas não contratarão novos trabalhadores, logo as empresas não demandarão mais trabalhadores, já que a produtividade marginal do trabalho está abaixo do salário, causando desemprego.

    Segundo o artigo da Anpec, a hipótese de salário eficiência traz implicações para a análise do mercado de trabalho sob duas diferentes perspectivas: (1) a primeira diz respeito à possibilidade de uma taxa de desemprego involuntário de equilíbrio; (2) a segunda diz respeito aos diferenciais de salários para trabalhadores homogêneos. http://www.anpec.org.br/revista/vol9/vol9n2p327_341.pdf

    Gabarito: Errado.
  • Existem 2 "maximas" validas para TODOS os candidatos em provas de concurso publico:

     

    1- Nao passa quem estuda mais, passa quem lembra o conteudo na hora da prova

     

    2- Se cair economia, estude pelo material do Heber Carvalho.