Jonas, um dos artifícios para melhorar o desempenho de uma viga de concreto sujeito a grandes cargas é inserir armadura na região comprimida. Embora não seja vedado, o uso de seção superarmada (domínio 4) deve ser evitada. Aí que entra uma das alternativas, a armadura dupla.
Por exemplo, imagine uma viga biapoiada com momento fletor máximo na região central.
1. Você deve saber que teremos tração, próximo a face inferior e compressão, próxmo a face superior, correto?
2. Agora tente lembrar dos conceito dos domínios (veja essa imagem: http://1.bp.blogspot.com/-vvM2JpWczI4/Vdkt5P_hBgI/AAAAAAAADmM/RjYG-HeomvM/s1600/DIAGRAMA.jpg). Perceba que o concreto é dimensionado, no máximo, para deformações com o valor de 3,5%o. Isso quer dizer que, em situações normais, você tem penas o concreto atuando na região comprimida.
3. Ainda sobre os conceito dos domínios, imagine que o elemento seja dimensionado no domínio 4. Você terá o concreto com 3,5%o deformado e o aço no eyd (deformação aço). Nessa situação, como você mesmo falou, haverá uma viga superarmada com risco de ruptra frágil tendo em vista que o concreto vai romper por compressão antes do aço tracionado entrar em escoramento (gerando fissuras)...Esse escoamento é quem "avisa" o perigo com fissuras.
4. Ao inserirmos o aço na região comprimida (armadura de compressão ou dupla) ele vai "ajudar" no componente de compressão do binário e vai permitir maior esforço ao aço tracionado na região inferior da viga. Isso vai fazer com que ele (aço) seja melhor aproveitado.
Veja essa imagem para conferir o componente de compressão da armadura representado pela primeira seta da direita (http://www.lmc.ep.usp.br/pesquisas/tecedu/flexao/png/figsr4.png)
Excelente explicação L.
Mas acredito que a afirmativa "IV" vai de encontro à norma 6118, item 17.2.3:
"A introdução da armadura de compressão para garantir o atendimento de valores menores da posição da linha neutra (x), que estejam nos domínios 2 ou 3, não conduz a elementos estruturais com ruptura frágil. A ruptura frágil está associada a posições da linha neutra no domínio 4, com ou sem armadura de compressão (grifo meu)."
Ou seja, segundo a norma, a colocação de armadura de compressão será irrelevante se tiver que ocorrer ruptura frágil do concreto.
Outro entendimento é que a insuficiência de armadura de compressão não seria a causa do esmagamento do concreto (embora possa contribuir - o que vai de encontro ao exposto na norma), mas sim a altura da LN, esta sim, é a causa e não aquela.