SóProvas


ID
1041154
Banca
FCC
Órgão
Caixa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A cartografia brasileira é baseada em referenciais planimétricos e altimétricos, que definem o SGB - Sistema Geodésico Brasileiro. Os referenciais servem para a obtenção de coordenadas que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície. Todos os levantamentos topográficos realizados para subsídio de obras e projetos devem estar adequados a tais referenciais. Atualmente, o sistema de referência em uso no Brasil para o SGB é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E

    1. O que é um sistema geodésico de referência? Para que serve na prática?

    É um sistema coordenado, utilizado para representar características terrestres, sejam elas geométricas ou físicas. Na prática, serve para a obtenção de coordenadas (latitude e longitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície do planeta.

    2. Qual(is) o(s) sistema(s) geodésico(s) de referência em uso hoje no Brasil?

    Legalmente, existem o SAD69 (South American Datum 1969) e o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas). Há também outros sistemas que, apesar de não terem respaldo em lei, ainda são utilizados no país.


    http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm

  • 2. Qual o sistema geodésico de referência em uso hoje no Brasil?

     

    Desde 25 de fevereiro de 2015, o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil. Entre 25 de fevereiro de 2005 e 25 de fevereiro de 2015, admitia-se o uso, além do SIRGAS2000, dos referenciais SAD 69 (South American Datum 1969) e Córrego Alegre. O emprego de outros sistemas que não possuam respaldo em lei, pode provocar inconsistências e imprecisões na combinação de diferentes bases de dados georreferenciadas.

     

    RESPOSTA ATUALMENTE SERIA LETRA C

     

    Fonte: IBGE