Biblioteconomia, no seu sentido restrito, é a área que realiza a organização, gestão e disponibilização de acervos de bibliotecas. A Bibliografia é a atividade de geração de produtos que indicam os conteúdos dos documentos, independente dos espaços institucionais em que estes se encontrem.
Por mais de quatro séculos, a Biblioteconomia foi quase sinônimo de Bibliografia. Considerando a Bibliografia como o princípio da Documentação, pode-se dizer que esta esteve unida à Biblioteconomia desde o século XV até fins do século XIX, quando Otlet e La Fontaine sistematizaram e desenvolveram a Documentação enquanto disciplina distinta da Biblioteconomia.
Considera-se que a Biblioteconomia deu origem à Bibliografia, que fundamentou a Documentação, que por sua vez, forneceu insumos à constituição da CI, também nomeada Informatologia.
Biblioteconomia é união de duas palavras, biblioteca e economia (esta no sentido de organização, administração, gestão). Ela não é nem uma ciência, nem uma tecnologia rigorosa, mas uma prática de organização: a arte de organizar bibliotecas.
Langlois apud Malcles (1960) diz que a bibliografia objetiva proporcionar ao público condições para que se possa informar, rápida e seguramente, sobre recursos de toda espécie que oferece o patrimônio literário e científico da humanidade; dispor de todo o patrimônio para que todos os interessados o aproveitem completa e comodamente.
Assim, acredito que o erro da questão está em afirmar que o ideal da biblioteconomia seja proporcionar ao público...
Discordo da justificativa, Diego.
Como vc bem referenciou: "A Bibliografia é a atividade de geração de produtos que indicam os conteúdos dos documentos, independente dos espaços institucionais em que estes se encontrem."Â
A questao diz: "Assim como a biblioteconomia, a bibliografia tem como ideal proporcionar ao público condições para que lhe seja possÃvel acessar, rápida e seguramente, os conteúdos oferecidos pelo patrimônio literário e cientÃfico da humanidade."
Ou seja, a bibliografia nao garante acesso ao conteudo, mas apenas nos leva ate a indicacao do conteudo, nos diz que ele existe "...ndependente dos espaços institucionais em que estes se encontrem."