SóProvas


ID
1041577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A respeito dos cimentos de ionômero de vidro (CIVs), que se destacam como materiais cimentantes, forradores e restauradores na clínica odontológica, e de outros materiais odontológicos, julgue os itens que se seguem.

Fluoreto de cálcio (CaF2), dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3), ácido poliacrílico, água e sódio (Na) são elementos constituintes do pó dos cimentos de ionômero de vidro convencionais, responsáveis pelas características de resistência, rigidez e liberação de flúor.

Alternativas
Comentários
  • Item esta errado somente pelo ÁCIDO POLIACRÍLICO E PELA ÁGUA, que nao faz parte da composição do pó do ionômero, e sim da composição do liquido.
    Se nao houvesse a colocação do ácido e água na questao, ela seria correta.
  • Pó – Fluorsilicato de cálcio e alumínio. Líquido – Solução aquosa de ácido poliacrílico ( 40 a 50% ) Ácido tartárico – aumenta o endurecimento pós-presa Ácido itacônico – reduz a viscosidade do líquido ( mas reduz a adesão )
    ( Alguns materiais tem o ácido poliacrílico substituído pelo ácido polimaleico )

    Obs: Não tem sódio!

  • Composição Pó – Fluorsilicato de cálcio e alumínio. Líquido – Solução aquosa de ácido poliacrílico ( 40 a 50% ) Ácido tartárico – aumenta o endurecimento pós-presa Ácido itacônico – reduz a viscosidade do líquido ( mas reduz a adesão )
    ( Alguns materiais tem o ácido poliacrílico substituído pelo ácido polimaleico )

    Existe também o sistema em que o ácido poliacrílico do líquido foi liofilizado ( secado a vácuo) e incorporado ao pó. Neste caso o líquido compõe-se de água destilada e ácido tartárico ( VIDRION ).

    A quantidade de ácido poliacrílico contido no pó é fator determinante do uso do material.

    Ácido Poliacrílico

    VIDRION F

    25,6%

    Forração VIDRION C

    16,0%

    Cimentação VIDRION R

    25,1%

    Restauração VIDRION N

    25,1%

    Núcleo de preenchimento