SóProvas


ID
1041598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às doenças periodontais, que são enfermidades crônicas que afetam os tecidos de suporte do dente, julgue os itens subsecutivos.

Na doença periodontal, a agressão tecidual induz a liberação das proteínas VEGF (fator de crescimento endotelial vascular) e HIF-1(fator induzido por hipóxia – I alfa).

Alternativas
Comentários
  • A doença periodontal é uma condição infecciosa e inflamatória complexa em que a resposta imune do hospedeiro, frente aos produtos microbianos, pode conduzir à progressão da doença. A agressão tecidual induz a liberação de moléculas reguladoras, que desempenham papéis protetores e/ou destrutivos, incluindo as proteínas VEGF (Fator de crescimento endotelial vascular) e o HIF-1 α (Fator induzido por hipóxia -1 α). Foi observada, uma elevada imunoexpressão para HIF-1 α, nos espécimes de periodontite e gengivites crônicas, em relação aos sítios saudáveis, porém, sem diferenças estatísticas entre elas (p>0,05). A imunoexpressão do VEGF demonstrou similaridade, entre os casos de periodontite, gengivite e gengiva saudável. Correlação positiva moderada e diferença estatisticamente significativa foram verificadas para as expressões do VEGF e HIF-1α, em gengivais saudáveis (r=0.529; p= 0.04). Desta forma, pode-se concluir que, possivelmente a via de ativação do HIF-1 α, está ativada na doença periodontal, podendo haver participação desta proteína, na patogênese e progressão da doença periodontal e que a ativação do VEGF, além de ser desencadeada via transcrição do HIF-1 α, pode ser também, influenciada por outros fatores adicionais, como, por exemplo, ação das endotoxinas bacterianas periodontopatogênicas.

    https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17119