SóProvas


ID
1042810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No tocante às relações entre Brasil e Japão, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Brasil e Japão integram, juntamente com Alemanha e Índia, o chamado G-4 de países, constituído em 2005, com o objetivo de reforma do Conselho de Segurança da ONU, o que faz que esses quatro países venham votando em bloco nas resoluções do conselho.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está certa até "Conselho de Segurança da ONU".

    Os países não votam em bloco nas resoluções por conta dessa pretensão de reforma do CSONU.

  • A questão está errada. A parte referente à formação do grupo G4, seus integrantes e objetivos está correta. Entretanto, o fato de Brasil, Japão, Alemanha e Índia comporem um grupo de articulação para reforma do Conselho de Segurança não significa que esses países votem em bloco nas resoluções do órgão. Primeiramente, como nenhum desses países é membro permanente, não necessariamente eles estarão participando do Conselho ao mesmo tempo como membros rotativos. Em segundo lugar, o interesse comum por reforma no Conselho não existe necessariamente em relação aos vários assuntos abordados pelo órgão em suas resoluções.

  • G4 é uma aliança entre Alemanha, Brasil, Índia e Japão com a proposta de apoiar as propostas uns dos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Diferentemente de outras alianças similares como o G7 e o G8, cujo denominador comum é a economia ou motivos políticos a longo termo, o objetivo é apenas buscar um lugar permanente no Conselho.

  • Professor Qc

    A questão está errada. A parte referente à formação do grupo G4, seus integrantes e objetivos está correta. Entretanto, o fato de Brasil, Japão, Alemanha e Índia comporem um grupo de articulação para reforma do Conselho de Segurança não significa que esses países votem em bloco nas resoluções do órgão. Primeiramente, como nenhum desses países é membro permanente, não necessariamente eles estarão participando do Conselho ao mesmo tempo como membros rotativos. Em segundo lugar, o interesse comum por reforma no Conselho não existe necessariamente em relação aos vários assuntos abordados pelo órgão em suas resoluções.

  • Resumindo, G4 é um grupo de países que lambem as botas dos países permanentes da ONU, sentam, rolam e latem para conseguirem a permanência.

  • Segundo o livro Cronologia das Relações Internacionais do Brasil, do diplomata Eugênio Vargas Garcia, em 2004, houve a "criação do G-4: ainda em Nova York, Alemanha, Brasil, Índia e Japão, candidatos a assentos permanentes, decidem formar o G-4, concedendo-se apoio mútuo na reforma do Conselho de Segurança (21 set)."

     

    Assim, há dois erros: o G-4 foi criado em 2004 e não há votação em bloco pelo G-4.

  • A questão acerta quando fala sobre a formação do grupo G4, os seus integrantes e os seus objetivos. De fato, o G4 é composto por Brasil, Japão, Alemanha e Índia, países que buscam uma reforma do Conselho de Segurança da ONU.

    O alinhamento entre estes países acaba aí e não se estende necessariamente para outros temas, motivo pelo qual o item está incorreto.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: Errado

    O erro da questão está em dizer que esses quatro países venham votando em bloco nas resoluções do conselho.

    G4 é uma aliança entre Alemanha, Brasil, Índia e Japão com o objetivo de apoiar as propostas uns dos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.