SóProvas


ID
1042816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No tocante às relações entre Brasil e Japão, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Tóquio, em junho de 2013, Brasil e Japão assinaram acordo de preferências comerciais que facilitará a integralização de investimentos japoneses no Brasil e o acesso de produtos e serviços brasileiros ao mercado japonês.

Alternativas
Comentários
  • Em meio as manifestações a Presidenta Dilma cancelou a viagem ao Japão.

    fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/dilma-cancela-viagem-ao-japao-por-causa-das-manifestacoes,35024201aea5f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

  • putz... que sacanagem essa pergunta...

  • A questão está errada, pois a presidenta Dilma Rousseff cancelou sua viagem ao Japão, que previa compromissos oficiais entre 26 e 28 de junho de 2013, em decorrência das manifestações que tomaram conta do Brasil nessa época.


  • ERRADA

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1298333-dilma-cancela-viagem-ao-japao-por-causa-de-manifestacoes-e-turbulencia-financeira.shtml

    Dilma cancelou a viagem.

  • A resposta para esta questão não exige conhecimento da viagem da presidenta nem dos documentos que poderiam ter sido assinados. A questão exige conhecimento do processo de assinatura/adesão do Brasil a tratados de comércio. Por fazer parte do Mercosul, o Brasil não pode assinar sozinho nenhum ALC (acordo de livre-comércio) com nenhum país ou bloco de países; para fechar um ALC, o Brasil precisa negociar em bloco com os demais países do Mercosul. Logo, a afirmativa está errada por conta desse detalhe; o suposto fato que ela descreve é juridicamente impossível.

  • O Brasil ainda pode fazer acordos de preferências tarifárias, pois a Tarifa Externa Comum do MERCOSUL comporta uma série de exceções. Um exemplo é o ACE-53, firmado com o México em 2002, ou o acordo de preferências para o setor automotivo assinado por Brasil e Colômbia em 2015. Desse modo, o erro da questão não está na viabilidade jurídica de um acordo entre Brasil e Japão, e sim no fato de que a viagem (e, portanto, o tratado) nunca aconteceu.

  • essa questão caiu na prova de Geografia 

  •  Somente para aumentar conhecimento.... Em julho de 2014 houve a visita do Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, ao Brasil, quando foi estabelecida a parceria estratégica e global entre Brasil e Japão.

    Para maiores informações, consultar a página de relações bilaterais - Brasil e Japão: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5284&Itemid=478&cod_pais=JPN&tipo=ficha_pais&lang=pt-BR

     

  • Pedro, o Brasil tem esse acordo com o México porque esse país é membro da ALADI. Se não for membro da ALADI, esse tipo de acordo só pode ser feito via Mercosul.