SóProvas


ID
1042837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Demógrafos japoneses alertam para a possibilidade de o Japão chegar a apenas cem milhões de habitantes em 2050. Com relação a esse fenômeno, julgue (C ou E) os próximos itens.

A queda da população absoluta do Japão é fator preocupante para a economia mundial e para a asiática, visto que o mercado interno japonês, apesar da sua qualidade de consumo, sofre também retração.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o comentário do Curso Clio essa é uma questão dúbia, pois existem dados que se contrapõe ao gabarito. O gabarito comentado é gratuito no site deles.

  • ERRADA A população do Japão reduziu em mais de 210 mil pessoas em 2013, atingindo o terceiro ano consecutivo de queda recorde.

    O PIB japonês vem caindo desde o final da década de 1990, mas está queda está relacionada com a crise mundial e a baixa das exportações.
  • O PIB japonês apenas contraiu em momentos de crise financeira, não em razão da queda absoluta da população japonesa. Ademais, falar que a queda de população japonesa é algo preocupante para a economia mundial é algo muito alarmista, fora da realidade.

  • Em primeiro lugar, apesar de estar entre as cinco maiores economias do mundo, a repercussão da queda da população absoluta do Japão não é um fator preocupante para a economia mundial, assim como seria no caso da China, por exemplo. Além disso, nos dias atuais, o mercado interno japonês não sofre retração em decorrência dessa queda. A população japonesa possui um elevado poder de consumo, pois os salários pagos pelas empresas japonesas são altos. Logo, o mercado interno japonês é muito desenvolvido.
    A afirmativa está errada.