SóProvas


ID
1043251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito à automação de bibliotecas, julgue os itens subsequentes.

O uso de software de editoração eletrônica, como, por exemplo, o Dspace, proporciona melhor gerenciamento dos repositórios institucionais.

Alternativas
Comentários
  • A questão induziu o candidato ao erro. Apesar do Dspace proporcionar melhor gerenciamento dos repositórios institucionais, ele não é software de editoração eletrônica.

    Como exemplo de programas de editoração eletrônica, tem-se: Microsoft Word, LibreOffice Writer, CorelDRAW, Adobe Illustrator, LibreOffice Draw, Inkscape, Photoshop, Photopaint, GIMP, Adobe InDesign, Pagemaker, Corel Ventura, QuarkXPress, Framemaker, 3D Max, e milhares de outros.

  • Cuidado com essa questão! O cespe tem mania de relacionar o DSPACE a editoração eletrônica, o que não tem nada a ver! 

  • O uso de software de editoração eletrônica, como, por exemplo, o Dspace, proporciona melhor gerenciamento dos repositórios institucionais.

     

    Gabarito: Errado !

     

    O Dpsce, é um software gratuito destinado a construção de Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais. 

     

    Sistema para Construção de Repositórios Institucionais Digitais (DSpace)

     

    O DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado.

     

    Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.

     

    Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.

     

    O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.

     

    http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/Sistema-para-Construcao-de-Repositorios-Institucionais-Digitais

     

    O DSpace é o software de escolha para organizações acadêmicas, sem fins lucrativos e comerciais que criam repositórios digitais abertos. É gratuito e fácil de instalar "fora da caixa" e completamente personalizável para atender às necessidades de qualquer organização.

    O DSpace preserva e permite acesso fácil e aberto a todos os tipos de conteúdo digital, incluindo texto, imagens, imagens em movimento, mpegs e conjuntos de dados. E com uma comunidade cada vez maior de desenvolvedores, comprometida em expandir e aperfeiçoar continuamente o software, cada instalação do DSpace se beneficia do próximo.

     

    http://www.dspace.org/introducing