SóProvas


ID
1043665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Denúncia de que o governo americano monitorou milhões de emails e telefonemas no Brasil motivou a criação de comissão parlamentar de inquérito. Jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro e já falou à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, afirma que documentos a serem divulgados têm informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil. Em plenário, senadores falaram sobre a notícia de que a presidente Dilma Rousseff e assessores dela teriam sido vítimas diretas da espionagem.

Jornal do Senado, 3/9/2013, capa (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens


A rede mundial de computadores, que apresenta, entre outras vantagens, a de ter tornado possível a rápida circulação de capitais pelos mercados financeiros globais e a difusão dos mais diversos tipos de informação e de comunicação instantâneas, é utilizada pelos grandes grupos que comandam o crime organizado em escala global.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é bem verdade, não acredito que os terroristas do oriente médio, por exemplo, irão trocar informações via internet...
  • Uma nova geração de crime organizado está surgindo na União Europeia e a Internet tem impulsionado essa rápida expansão, segundo relatório da Europol publicado na última terça-feira (19/03). Ao todo, a Europol identificou 3600 grupos de crime organizado que operam com auxílio da web.

    O relatório aponta ainda o porquê da migração para os crimes cibernéticos e o motivo dessa mudança de foco os criminosos. "Graças às leis fracas em todo o mundo o cibercrime é atraente, pois, é muito difícil não apenas pegá-los, mas também processá-los", explica a pesquisadora sênior de ameaças da SophosLabs, Beth Jones.

    A Europol constatou que a Internet é um dos principais vetores da atividade criminosa. Ela permite que grupos de crime organizado tenham acesso a um grande número de vítimas, ocultem suas atividades e realizem uma gama diversificada de atos criminosos em um curto período de tempo e em uma escala muito maior do que jamais visto, diz o relatório.

    "A Internet traz muitos benefícios em nossas tarefas diárias, mas também faz o trabalho de um criminoso mais difícil de ser detectado pela lei", ressalta o porta-voz da Europol, Soren Pedersen, à CSO.

    A web também tem tornado o crime online um verdadeiro negócio global, conforme o relatório. "A ascensão da Internet e da comunicação móvel geraram uma forma internacional e interligada de criminalidade organizada, com grupos heterogêneos que não são mais definidos por nacionalidade ou etnia", de acordo com o relatório.

    http://cepromat.mt.gov.br/index.php/mnu-noticias/764-internet-favorece-nova-modalidade-do-crime-organizado

  •  Para atingirmos objetivos, sejam bons ou maus, precisamos de conhecimento. A internet é uma excelente fonte de informações . No caso os Estados Unidos, por exemplo, espiona o Brasil para conseguir vantagens econômicas e para outros fins. É lógico que o crime organizado também utilize a internet em escala internacional para atingir seus objetivos.

  • Certo.
    O maior criminoso de todos tem sido o Presidente Barak Obama (Estados Unidos), se pensarmos dessa maneira proposta pela questão.
  • Existe a Deep Web, facilitadora de praticas ilícitas.

  • Talvez a mais deslavada de todas as formas de transação financeira pelo crime altamente organizado seja as bitcoins, moedas virtuais, que obviamente não são emitidas por fazendas estatais, as quais não se sujeitam a controle estatal e possuem valor de mercado, sendo inclusive negociadas em bolsas mundo agora, ou seja, você pega o seu milhão arrecadado mediante venda de narcóticos, compra de bitcoins, e depois revende em um paraíso fiscal, tornando o dinheiro legal.