SóProvas


ID
1043680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A oposição síria acusou o regime de Bashar al- Assad da morte de centenas de pessoas - os números variam entre 500 e 1.300 - em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século passado.

O Globo, 22/8/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.


A Síria está estrategicamente localizada no Oriente Médio, região exportadora da matriz energética essencial ao modelo de desenvolvimento vigente no planeta, o petróleo.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    Situada no coração do Oriente Médio, a Síria foi ocupada por diversos povos, que deixaram marcas em todo o território. Há antigas ruínas romanas na cidade de Palmyra, castelos medievais da época das Cruzadas no litoral e monumentos islâmicos em Damasco. A agricultura, o turismo e a extração de petróleo movem a economia.

    Fonte: Almanaque abril
  • Síria é considerada um país em desenvolvimento, com uma economiadiversificada, baseada na agricultura (algodão em pluma, frutas, legumes e verduras, azeitona) , na indústria (química, petróleo, carvão, petroquímica, têxtil, couro, calçados, alimentícia, bebidas) e na produção de energia (gás natural, petróleo, fosforito)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADria

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_S%C3%ADria
  • O Oriente Médio é responsável por aproximadamente 1/3 do petróleo consumido no mundo. Embora a Síria, em si, não seja grande produtora e exportadora de petróleo, ela está localizada perto de vários países exportadores, e o agravamento do conflito na Síria poderia afetar a produção e distribuição do produto se países vizinhos se envolvessem diretamente no conflito. Depois da utilização de armas químicas no conflito sírio e da possibilidade de intervenção militar ocidental, o preço do barril do petróleo aumentou, demonstrando a relação estreita do conflito sírio com o mercado de petróleo. Por fim, cabe lembrar que a Síria está relativamente próxima a alguns locais de distribuição de petróleo, como o Estreito de Ormuz, entre o Irã e a Península Arábica, por onde passam 17 milhões de barris de petróleo por dia. 

    A questão está certa.
  • Esses comentários da professora Melina Campos Lima são realmente bons, explicam a questão com o grau de aprofundamento que permite compreender o contexto e auxiliar na resolução de outras questões. Parabéns professora.