SóProvas


ID
1043749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de comunicação de dados, julgue os itens que se seguem.


No que diz respeito ao formato do quadro, a tecnologia Gigabit Ethernet é compatível com Ethernet e Fast Ethernet, mas não é compatível com relação ao MTU.

Alternativas
Comentários
  • Iria morrer sem saber desse conceito de MTU -->    maximum transmission unit
  • MTU é uma medida do tamanho máximo que um quadro pode ser transportado. Esse tamanho varia de acordo com a tecnologia utilizada (Ethernet, Fast Ethernet).

    GigabitEthernet possui MTU padrão de 1500 bytes, o que é compatível com a Ethernet e Fast Ethernet, mas pode variar a MTU para até 9000 bytes.

    O erro da questão está em dizer que o formato do quadro GigabitEthernet não é compatível com relação ao MTU.

    Fonte: http://www.cisco.com/en/US/products/ps5989/products_configuration_guide_chapter09186a00806ec94e.html#wp1895752
  • Os frames Ethernet são "envelopes" para os pacotes TCP/IP. Ao chegar do outro lado, o "envelope" é removido e o pacote TCP/IP é entregue.

    A capacitdade máxima suportada pelo Ethernet será de 1500 bytes. Esse valor é conhecido como MTU (Maximum Transmission Unit). Informações das camadas superiores serão transportados dentro do campo de dados (ou conteúdo) obedecendo tal limitação do padrão ethernet.


  • Jeandre, MTU de 9000 são os jumbos correto? Padrao ethernet é 1500. 

  • Prezados,

    O MTU ( maximum transmission unit ) padrão para Ethernet é 1500, padronizado pela família de especificação 802.3 da IEEE, portanto não há incompatibilidade entre Gigabit Ethernet , Ethernet e Faz Ethernet .

    Cabe ressaltar que recorrentemente as bancas gostam de fazer questões quanto a diferença do MTU da Ethernet ( 1500 ) e da 802.11 ( 2304 ).


  • Só não haveria a compatibilidade da MTU caso fosse usado a MTU de 9 KB.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.186),"Existe mais uma extensão introduzida com a gigabit Ethernet. Quadros jumbo permitem que os quadros tenham mais de 1.500 bytes,normalmente até 9 KB. Essa extensão é patenteada. Ela não é reconhecida pelo padrão porque, se for usada, a Ethernet não será mais compatível com versões anteriores,mas de qualquer forma,a maioria dos vendedores oferece suporte para ela."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • A migração das tecnologias Ethernet e Fast Ethernet para a tecnologia Gigabit Ethernet não exige grande investimento, já que as especificações técnicas são mantidas, em especial o quadro ethernet que se mantém em virtude da compatibilidade com as demais tecnologias ethernet. (Fonte: www.meubizu.com.br)

  • Como a banca não fala sobre customização deste MTU pra 9k(jumbo frame) nem precisa pensar muito....

  • MTU é uma medida do tamanho máximo que um quadro pode ser transportado. Esse tamanho varia de acordo com a tecnologia utilizada (Ethernet, Fast Ethernet).

    GigabitEthernet possui MTU padrão de 1500 bytes, o que é compatível com a Ethernet e Fast Ethernet, mas pode variar a MTU para até 9000 bytes.

    O erro da questão está em dizer que o formato do quadro GigabitEthernet não é compatível com relação ao MT

  • Errado.

     

    De fato, o MTU deles é o mesmo, pois está relacionado à quantidade máxima de dados que é carregada dentro do payload, ou seja, 1500 para Ethernet e 1492 para 802.3.

     

    Já o quadro mínimo é diferente entre eles.
    A tecnologia Gigabit Ethernet exige que esse quadro tenha tamanho mínimo de 512 bytes, enquanto que os quatros da Ethernet e Fast Ethernet tenham tamanho mínimo de 64 bytes.

     

    Ressaltando que a questão da extensão da portadora, no giga half-duplex, acontece fora do quadro.

     

  • O MTU foi criado justamente para garantir compatibilidade em redes com capacidades diferentes, devido a isso, por via de regra, o menor MTU de um ponto até outro em uma rede será utilizado.

  • Como vimos, todos obedecem a especificação 802.3. Isso inclui a definição do MTU. Entretanto, sabemos que nas redes GigabitEthernet, jumbo frames são suportados e considerados em sua utilização

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • para quem não sabe o que é MTU, assim como eu, até pesquisar: “Unidade Máxima de Transmissão”. Este parâmetro é o responsável por dizer qual o tamanho de cada pacote de dados a ser transferido dentro de sua rede, seja ela Wi-Fi ou Ethernet.

    Valores muito baixos podem deixar a sua conexão mais lenta, enquanto que valores muito altos podem acabar ocasionando perda de pacotes. Por isso, é importante saber o valor correto deste dado para que sua Internet funcione melhor.

    https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/08/mtu-entenda-como-recurso-do-roteador-afeta-velocidade-da-internet.html

  • Existe um limite no tamanho dos dados transmitidos em uma rede que limita a quantidade de bytes que podem ser transmitidos em um único quadro. Para quadros padrão Ethernet esse limite é de 1500 bytes e para quadros 802.3 é de 1492 bytes. Esse limite, que é uma característica da camada de enlace, é conhecido como MTU, “Maximum Transmission Unit“, ou “Unidade de Transmissão Máxima”, e existe em diversos tipos de redes, não apenas redes locais Ethernet.

    Rede x MTU(em bytes)

    Hyperchannel = 65535

    WLAN 802.11 = 7981

    Quadros Jumbo Ethernet = 1501 – 9198

    Tonken Ring 802.5 = 4464

    FDDI = 4352

    Ethernet = 1500

    IEEE 802.3 / 802.2 = 1492

    PPPoE = 1492

    X.25 = 576

    FONTE: encurtador.com.br/wL089