SóProvas


ID
1043788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação aos sistemas de criptografia e suas aplicações, julgue os itens subsecutivos.


Se um usuário cifra uma mensagem com a chave pública do destinatário e depois cifra novamente com sua própria chave privada, apenas o destinatário será capaz de recuperar a mensagem em claro.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Somente com o uso da chave privada do destinatário se conseguirá ver o texto em claro. Neste caso, primeiro ele usa a chave pública da origem e depois a sua chave privada(destinatário) para obter o texto em claro.

    bons estudos
  • O remetente também iria conseguir recuperar a mensagem...e não apenas o destinatário.
  • Como o destinatário será capaz de recuperar a mensagem cifrada se ele não tem a chave privada do emissor?


    O destinatário só tem a sua chave privada. Onde o emissor cifrou corretamente com a chave publica do destinatário (assimétrico)

  • Cristiano Marinho,

    Nesse caso da questão, para o remetente recuperar a mensagem ele precisaria da chave PRIVADA do destinatário, como ele não possui é impossível ele recuperar a mensagem. Att,
  • Alguém poderia esclarecer essa questão? 

  • Se um usuário cifra uma mensagem com a chave pública do destinatário e depois cifra novamente com sua própria chave privada, apenas o destinatário será capaz de recuperar a mensagem em claro.

    QUESTÃO C. Quando o usuário cifra a mensagem com a chave pública do destinatário, isso permite só a quem recebe recuperar a mensagem em claro, ou seja, descriptografar (confidencialidade). Se a questão quisesse explorar mais, poderia dizer que o fato de o remetente ter cifrado novamente com chave privada proporciona a autenticidade do remetente (pois houve encriptação com a própria chave privada). 

  • Se A cifra com a chave pública(é a chave publica de B que ele usa), então o usuário B poderá decifrar com a sua própria chave privada. Se A cifrar a mensagem outra vez com a própria chave privada, então basta o usuário B usar a chave pública de A para descriptografar.

    Alternaiva correta.

  • 1) emissor cifra a mensagem com a chave pública do receptor;

    Se parasse por aqui, seria necessário ao receptor tão somente sua própria chave privada para recuperar a mensagem.

    2) emissor cifra a mensagem novamente, mas dessa vez utilizando sua chave privada;

    Portanto, para superar a camada ''2'' de segurança, será preciso que o destinatário utilize a chave pública do emissor. Superada esta camada, irá precisar ainda de sua própria chave privada para abrir o conteúdo, pois ele foi originalmente encriptado com a sua pública. Pressupõe-se que somente o receptor esteja na posse de sua chave privada - assim, apenas ele poderá abrir a mensagem.