SóProvas


ID
1043899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

As companhias Ydra e Kithero investiram na companhia Xios, detendo, respectivamente, 44,5% e 9% das ações ordinárias emitidas por essa companhia. A companhia Ydra não investiu na companhia Kithero, mas realizou com ela um acordo, segundo o qual a Kithero sempre seguiria os votos da Ydra nas decisões relativas à Xios. Nessa situação, é correto afirmar que as demonstrações financeiras da Xios deverão, obrigatoriamente, ser consolidadas pela companhia Ydra

Alternativas
Comentários
  • 1.  A entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas.

    Este Pronunciamento se aplica a todas essas entidades, com as seguintes exceções:

    (a)  a controladora pode deixar de apresentar as demonstrações consolidadas somente se satisfizer todas as condições a seguir, além do permitido legalmente:

      (i)   a controladora é ela própria uma controlada (integral ou parcial) de outra entidade, a qual, em conjunto com os demais proprietários, incluindo aqueles sem direito a voto, foram consultados e não fizeram objeção quanto à não apresentação das demonstrações consolidadas pela controladora;

      (ii)   seus instrumentos de dívida ou patrimoniais não são negociados publicamente (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balcão, incluindo mercados locais e regionais);

      (iii)   ela não tiver arquivado nem estiver em processo de arquivamento de suas demonstrações contábeis junto a uma Comissão de Valores Mobiliários ou outro órgão regulador, visando à distribuição pública de qualquer tipo ou classe de instrumento no mercado de capitais; e

      (iv)   a controladora final, ou qualquer controladora intermediária da controladora, disponibiliza ao público suas demonstrações consolidadas em conformidade com os Pronunciamentos do CPC.

    (b)  planos de benefícios pós-emprego ou outros planos de benefícios de longo prazo a empregados aos quais seja aplicável o Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados.

    4A.   Se a controladora final, ou qualquer controladora intermediária da controladora, disponibilizar demonstrações consolidadas em IFRS, como editadas pelo IASB, atende a condição prevista no item 4(a)(iv).

    4B.   A isenção a que se refere o item 4(a)(iv) somente pode ser obtida se a controladora final,  ou qualquer controladora intermediária da controladora, estiver sujeita a regulamentação brasileira e disponibilizar demonstrações consolidadas no Brasil.


    Fonte: CPC 36 - Demonstrações Consolidadas

    http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=95

  • P/ provas = MAIORIA DO CAPITAL VOTANTE, logo, controla, logo, consolida!

  • 1.  

    A entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas.


    Este Pronunciamento se aplica a todas essas entidades, com as seguintes exceções:


    (a)  a controladora pode deixar de apresentar as demonstrações consolidadas somente se satisfizer todas as condições a seguir, além do permitido legalmente:


      

    (i)  a controladora é ela própria uma controlada (integral ou parcial) de outra entidade, a qual, em conjunto com os demais proprietários, incluindo aqueles sem direito a voto, foram consultados e não fizeram objeção quanto à não apresentação das demonstrações consolidadas pela controladora;

     

    (ii)  seus instrumentos de dívida ou patrimoniais não são negociados publicamente (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balcão, incluindo mercados locais e regionais);

     

    (iii)  ela não tiver arquivado nem estiver em processo de arquivamento de suas demonstrações contábeis junto a uma Comissão de Valores Mobiliários ou outro órgão regulador, visando à distribuição pública de qualquer tipo ou classe de instrumento no mercado de capitais; e

     

    (iv)  a controladora final, ou qualquer controladora intermediária da controladora, disponibiliza ao público suas demonstrações consolidadas em conformidade com os Pronunciamentos do CPC.


    (b)  planos de benefícios pós-emprego ou outros planos de benefícios de longo prazo a empregados aos quais seja aplicável o Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados.


    4A. Se a controladora final, ou qualquer controladora intermediária da controladora, disponibilizar demonstrações consolidadas em IFRS, como editadas pelo IASB, atende a condição prevista no item 4(a)(iv).


    4B. A isenção a que se refere o item 4(a)(iv) somente pode ser obtida se a controladora final, ou qualquer 

    controladora intermediária da controladora, estiver sujeita a regulamentação brasileira e disponibilizar demonstrações consolidadas no Brasil.


    Fonte: CPC 36 - Demonstrações Consolidadas

    http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=95

  • Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que

    os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e

    de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.


    O investidor controla a investida quando está exposto a, ou tem direitos sobre, retornos

    variáveis decorrentes de seu envolvimento com a investida e tem a capacidade de afetar esses

    retornos por meio de seu poder sobre a investida.


    O poder decorre de direitos, pode ser avaliado considerando-se os direitos de voto decorrentes das participações acionárias, em outros casos, a avaliação é mais complexa e exige que mais de um fator seja considerado, como, por exemplo, quando o poder resulta de um ou mais acordos contratuais.


    Temos um acordo que permite controle com 53,5%, portanto exige consolidação. Mas por quem?


    Se dois ou mais investidores têm, cada um deles, direitos existentes que lhes dão a capacidade

    unilateral de dirigir diferentes atividades relevantes, o investidor que tem a capacidade atual

    de dirigir as atividades que afetam de forma mais significativa os retornos da investida tem

    poder sobre ela


    Portanto a Ydra é o cara.

  • Y ==> 44,5% ==> Xios. (cpc.36 Consolidação)

    Bons estudos.

  • CERTO! esses caras falam falam e não diz o gabarito!

  • Xios não é o nome do filho do Elon Musk?

  • CERTO. De acordo com o art. 116 da Lei 6.404/76, "entende-se por acionista controlador a pessoa, natural ou jurídica, ou o grupo de pessoas vinculadas por acordo de voto, ou sob controle comum, que: a) é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, a maioria dos votos nas deliberações da assembléia-geral e o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia; e b) usa efetivamente seu poder para dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da companhia."

    Como a Cia Kithero fez um acordo que sempre seguiria os votos da Cia Ydra em relação a Cia Xios e como a soma das participações com direito a voto daquelas duas sobre esta está em 53,5% (44,5% + 9%) conclui-se que a Cia Ydra é controladora da Cia Xios.