SóProvas


ID
1044184
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto à codificação para a Ethernet, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Nenhuma versão Ethernet utiliza a codificação binária direta com 0 Volt para representar o bit 0 e 5 Volts para representar o bit 1.

( ) Todos os sistemas Ethernet utilizam a codificação Manchester Diferencial devido à sua simplicidade.

( ) Na codificação Manchester, cada período de bits é dividido em dois intervalos iguais, sendo que bit 1 binário é enviado quando a voltagem é definida como alta, durante o primeiro intervalo, e como baixa no segundo intervalo.

( ) Na codificação Manchester Diferencial, um bit 1 é indicado pela ausência de uma transição no início do intervalo e um bit 0 é indicado pela presença de uma transição no início do intervalo.

Alternativas
Comentários
  • Vou elencar cada item com explicações do Tanenbaum.

    I - Nenhuma versão Ethernet utiliza a codificação binária direta com 0 Volt para representar o bit 0 e 5 Volts para representar o bit (CERTO)
    Explicação:
    Nenhuma das versões de Ethernet utiliza a codificação binária direta com 0 volts para representar um bit 0 e 5 volts para representar um bit 1, pois isso gera ambigüidades. Se uma estação enviar o string de bits 0001000, outras poderão interpretá-lo erradamente como 100000 00 ou 01000000, pois não conseguem identificar a diferença entre um transmissor inativo (0 volts) e um bit 0 (0 volts). Esse problema pode ser resolvido usando-se +1 volt para representar um bit 1 e –1 volt para representar um bit 0, mas ainda existe o problema de um receptor realizar a amostragem do sinal em uma freqüência um pouco diferente daquela que o transmissor usou para gerá-la. Diferentes velocidades do clock podem fazer o receptor e o transmissor tenderem à sincronização e não saberem onde estão os limites do bit, em especial após uma longa seqüência de valores 0
    consecutivos ou de valores 1 consecutivos.

    II- Todos os sistemas Ethernet utilizam a codificação Manchester Diferencial devido à sua simplicidade. (ERRADO)
    Explicação: Todos os sistemas Ethernet utilizam a codificação Manchester devido à sua simplicidade. O sinal alto tem +0,85 volts e o sinal baixo tem -0,85 volts, resultando em um valor de tensão CC igual a 0 volts. A Ethernet não utiliza a codificação Manchester diferencial, mas outras LANs (por exemplo, o token ring 802.5) o utilizam.

    III- Na codificação Manchester, cada período de bits é dividido em dois intervalos iguais, sendo que bit 1 binário é enviado quando a voltagem é definida como alta, durante o primeiro intervalo, e como baixa no segundo intervalo. (CERTO)
    Explicação: Na codificação Manchester, cada período de bits é dividido em dois intervalos iguais. Um bit 1 binário é enviado quando a voltagem é definida como alta durante o primeiro intervalo, e como baixa no segundo intervalo. Um bit 0 binário é exatamente o oposto: primeiro baixo, e depois alto.

    IV- Na codificação Manchester Diferencial, um bit 1 é indicado pela ausência de uma transição no início do intervalo e um bit 0 é indicado pela presença de uma transição no início do intervalo. (CERTO)
    Explicação:
    A codificação Manchester diferencial é uma variação da codificação Manchester básica. Nela, um bit 1 é indicado pela ausência de uma transição no início do intervalo. Um bit 0 é indicado pela presença de uma transição no início do intervalo. Em ambos os casos, também existe uma transição na parte intermediária. O esquema diferencial exige equipamento mais complexo, mas oferece melhor imunidade a ruídos.

    Fonte: Livro Rede de Computadores - Tanenbaum - 4ª Edição - Item 4.3.2 - Codificação Manchester.