Maturidade Nível 1 – Inicial / Ad Hoc
Há evidências de que a organização reconheceu que problemas existem e devem ser endereçados. Entretanto, não há processos padronizados.
Em vez disso, abordagens pontuais são adotadas e há uma tendência de serem aplicadas em uma base individual ou caso-a-caso. A abordagem geral de gerenciamento é desorganizada.
Em resumo, já existe processo, só que ainda são ad hoc, tendem a ser aplicados a um individuo ou tratado casualmente. De forma geral ainda o gerenciamento é desorganizado.
Maturidade Nível 2- Repetível, mas intuitivo
Processos forma desenvolvidos ao estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas executando a mesma tarefa.
Não há treinamento formal ou comunicação sobre os procedimentos padronizados, e a responsabilidade é tratada demaneira individual. A um alto grau de dependência no conhecimento de indivíduos e erros são muito comuns.
Maturidade Nível 3 – Processos Definidos
Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento. É mandatório que estes processos sejam seguidos. É incomum que desvios sejam detectados.
Os procedimentos propriamente ditos não são sofisticados, mas existe a formalização sobre as práticas existentes.
Maturidade Nível 4 – Gerenciados e Medidos
O Gerenciamento monitora e mede a aderência aos procedimentos e toma ações onde os processos parecem não estar funcionando efetivamente. Processos estão sob melhoria constante e fornecem melhores práticas. Ferramentas automatizadas são utilizadas em uma maneira limitada ou fragmentada.
Maturidade Nível 5 – Otimizado
Processos foram refinados ao nível de boas práticas, baseados nos resultados de melhoria contínua e modelos de maturidade com outras empresas. TI é utilizada de maneira integrada para automatizar os fluxos de trabalho, fornecendo ferramentas para melhoria de qualidade e efetividade, fazendo que a organização rapidamente se adapte.
Fonte: http://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/cobit-modelos-maturidade