Gabarito Certo
O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de código aberto de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF) (RFC 2543, 1999.).
SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.
SIP teve origem em meados da década de 1990 (naquele tempo o H.323 estava a começar a ser finalizado como um padrão) para que fosse possível adicionar ou remover participantes dinamicamente numa sessão multicast. O desenvolvimento do SIP concentrou-se em ter um impacto tão significativo quanto o protocolo HTTP, a tecnologia por trás das páginas da web que permitem que uma página com links clicáveis conecte com textos, áudio, vídeo e outras páginas da web. Enquanto o HTTP efetua essa integração através de uma página web, o SIP integra diversos conteúdos a sessões de administração. O SIP recebeu uma adoção rápida como padrão para comunicações integradas e aplicações que usam presença. (Presença significa a aplicação estar consciente da sua localização e disponibilidade).
SIP foi moldado, inspirado em outros protocolos de Internet baseados em texto como o SMTP (email) e o HTTP (páginas da web) e foi desenvolvido para estabelecer, mudar e terminar chamadas num ou mais utilizadores numa rede IP de uma maneira totalmente independente do conteúdo de dados da chamada. Como o HTTP, o SIP leva os controles da aplicação para o terminal, eliminando a necessidade de uma central de comutação.
O protocolo SIP possui as seguintes características:
Simplicidade e possui apenas seis métodos.
Independência do protocolo de transporte.
Baseado em texto.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
SIP => é utilizado para estabelecer, modificar finalizar sessões de IP de multimídia, incluindo telefonia IP, presença e sistema de mensagens instantâneas.
Características do SIP:
-Simplicidade
-Independência do protocolo de transporte
-baseado em texto
-comutação por circuitos = usado para telefonia
-comutação por pacote = rede ethernet
fiquem alerta que com esse detalhe da independência do protocolo de transporte, ele não precisa, mas PODE usar, como veremos na próxima questão:
Q624074 - O SIP é um protocolo da camada de aplicação que PODE funcionar sobre o UDP ou o TCP. CORRETO
O SIP trata-se de um protocolo de camada de aplicação que estabelece, gerencia e encerra uma sessão multimídia (chamada). Ele pode ser usado para criar sessões entre duas partes, entre várias partes ou em multicast. Foi projetado para ser independente do suporte oferecido pela camada de transporte; porém, como bem disse o amigo Jeison, ele pode ser suportado pelo UDP, TCP ou SCTP. O SIP utiliza a codificação ASCII. Outra informação bacana de se levar para a prova é que o estabelecimento de uma sessão no SIP utiliza o mecanismo de handshake triplo: o originador de uma chamada envia uma mensagem INVITE, usando os protocolos UDP, TCP ou SCTP para iniciar a comunicação. Se aquele que recebe a chamada estiver disposto a iniciar a sessão, ele envia uma mensagem de resposta. Para confirmar o recebimento da resposta, o originador envia uma mensagem ACK. ~ utilizo como fonte Forouzan