Gabarito: A.
A letra A está correta, é nosso gabarito. Entretanto, chamo atenção que a presença de IgM pode persistir, não significando
necessariamente infecção recente. Mas a alternativa é exata quando utiliza o termo “indicativo”.
Letra B incorreta, pois a presença de IgG não necessariamente indica infecção debelada, mas indica contato menos recente com o agente infeccioso. Como tirar essa dúvida? Para isso pode ser realizado o teste de avidez de anticorpos IgG que possibilita identificar/diferenciar infecções primárias de quadros clínicos causados por reativação, infecção crônica ou persistência de IgM. A IgG de baixa avidez representa um indicador importante de infecção primária recente. A detecção de IgG de alta avidez indica que a presença de IgM deriva da persistência da IgM. Um valor de índice de avidez baixo, entretanto, não comprova uma infecção recente, dado que uma parte dos indivíduos afetados pode apresentar a persistência por meses de anticorpos de classe IgG de baixa avidez (porém, isso não é o mais frequente).
A letra C menciona o teste de avidez e está errada porque, na verdade, valores mais elevados de avidez de IgG indicam momento mais tardio no curso da infecção, fase crônica.
Letra D errada pois há presença de IgA na toxoplasmose aguda, perdurando cerca de até 6 meses.
Na letra E o tipo de diagnóstico descrito é laboratorial e não clínico, também incorreta!
Fonte: Estratégia Concursos.